28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Grupo de Lima critica Maduro eleição da Assembleia Nacional

Por Agência Estado

05 de janeiro de 2020, às 20h31 • Última atualização em 06 de janeiro de 2020, às 09h29

O Grupo de Lima emitiu uma nota neste domingo, 5, na qual condena o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por ter impedido que deputados de oposição pudessem entrar na sede da Assembleia Nacional, onde ocorreu a votação para a escolha da nova mesa diretora.

“Os países do Grupo de Lima condenam o usa da força pelo regime ditatorial de Nicolás Maduro para impedir que os deputados da Assembleia Nacional pudessem chegar livremente à sessão, convocada por hoje, 5 de janeira, para eleger democraticamente sua mesa diretora.

A Assembleia Nacional tem o direito constitucional de reunir-se sem intimidações ou interferências a fim de eleger seu presidente e diretores, de forma que não reconhecemos o resultado de uma eleição que viola estes direitos e que foi realizada sem a plena participação dos deputados que foram à sessão”, diz a nota assinada em conjunto pelos governos de Brasil, Canadá, Colômbio, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, entre outros.

Entre os deputados que foram barrados pela Guarda Nacional da Venezuela está Juan Guaidó, reconhecido como presidente legítimo do país por mais de 50 países, entre eles Brasil e Estados Unidos.

Publicidade