28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estados Unidos

Governo Trump não tinha plano amplo de vacinação, diz chefe de gabinete de Biden

Ele reconheceu que trabalho se apoia em progressos feitos na gestão de Trump, mas destacou também as dificuldades

Por Agência Estado

24 de janeiro de 2021, às 18h58 • Última atualização em 24 de janeiro de 2021, às 19h03

O chefe de gabinete do novo presidente dos Estados Unidos, Ron Klain, afirmou que a gestão anterior, de Donald Trump, não criou um plano mais amplo para a vacinação contra a covid-19 no país. “O processo de distribuição, especialmente fora das casas de repouso e hospitais, para a comunidade com um todo, não existia de fato quando chegamos à Casa Branca”, disse em entrevista à NBC News neste domingo, 24.

Klain reconheceu que o trabalho da nova gestão se apoia em progressos feitos pela administração Trump, “com descobertas científicas incríveis que criaram essa vacina em tempo recorde, possibilitando o início da vacinação”. Mas destacou a dificuldade imposta diante da falta de um plano anterior para a imunização.

O chefe de gabinete destacou que cerca de metade das doses distribuídas até o momento foram de fato aplicadas em americanos.

“O processo de levar essas vacinas até os braços das pessoas é a parte mais difícil. É nisso que a administração Biden está focando”, pontuou o representante da Casa Branca.

Na entrevista, Klain afirmou ainda que o plano de promover 100 milhões de vacinações contra o coronavírus nos primeiros 100 dias do novo governo é “ambiciosa”, mas pode ser ampliado. “Precisamos continuar depois disso. Essa é a nossa primeira meta, mas não é um ponto final. É apenas um parâmetro para que o povo americano possa avaliar e medir como estamos nos saindo.”

Publicidade