18 de abril de 2024 Atualizado 10:20

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

G7 exige que Rússia devolva controle de usina nuclear à Ucrânia

Por Agência Estado

10 de agosto de 2022, às 12h20 • Última atualização em 10 de agosto de 2022, às 13h43

Os países membros do G7 apoiam os esforços da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês) para promover a segurança e proteção na usina de Zaporizhzhya, na Ucrânia, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 10.

“Exigimos que a Rússia devolva imediatamente o controle total ao seu legítimo proprietário soberano, a Ucrânia, da Usina Nuclear de Zaporizhzhya, bem como de todas as instalações nucleares dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas, para garantir suas operações seguras e protegidas”, diz o G7 em comunicado.

Os ucranianos que operam a central nuclear de Zaporizhzhya devem poder desempenhar as suas funções sem ameaças ou pressões, diz o texto, acrescentando que é o controle contínuo da usina pela Rússia que põe em perigo a região.

“Continuamos profundamente preocupados com a grave ameaça que a tomada de instalações nucleares ucranianas e outras ações das forças armadas russas representam para a segurança dessas instalações, aumentando significativamente o risco de um acidente ou incidente nuclear e pondo em perigo a população da Ucrânia, vizinha de estados e da comunidade internacional. Também prejudica a capacidade da AIEA de monitorar as atividades nucleares pacíficas da Ucrânia para fins de salvaguarda”, conclui o documento.

Publicidade