28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

França: em carta anônima, militares voltam a criticar Macron

Por Agência Estado

10 de maio de 2021, às 17h12 • Última atualização em 10 de maio de 2021, às 17h52

Uma nova carta assinada por militares franceses causou repercussão na França, com os oficiais, que escreveram o texto sob anonimato, sugerindo que uma “guerra civil está se formando”, e clamando pela “sobrevivência” francesa. O texto tem mais de 160 mil assinaturas, e vem após documento semelhante no mês passado, condenada pelo governo de Emmanuel Macron, a quem a publicação é destinada.

Publicada no portal Valeurs Actuelles, a carta faz críticas a supostas concessões ao islamismo, e afirma que no “Afeganistão, Mali, República Centro-Africana ou em qualquer outro lugar, vários de nós sofreram fogo inimigo. Alguns deixaram camaradas lá”, enquanto Macron estaria cedendo “no próprio solo”.

O texto também acusa o “comunitarismo”, e diz que “vemos o ódio pela França e sua história se tornando a norma”. Assim, os militares alertam sobre uma “insurreição civil”, tendo em vista o declínio francês, algo que alegam “terem visto em outros lugares”.

“Se uma guerra civil estourar, o exército manterá a ordem em seu próprio solo, porque será solicitado”, diz a carta. “Ninguém pode querer uma situação tão terrível, nossos mais velhos não mais do que nós, mas sim, novamente, a guerra civil está se formando na França e você sabe disso muito bem”. A publicação está aberta a assinaturas no portal desde a noite de ontem. Houve repercussão em veículos como BBC e Guardian, que destacaram as ameaças de conflitos no país.

Publicidade