28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estados Unidos

EUA tem mais uma noite de protestos violentos com toque de recolher em 25 cidades

Protestos pela morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por policial branco, em Minneapolis, já se espalharam por mais de 30 cidades

Por Agência Estado

31 de maio de 2020, às 09h23 • Última atualização em 31 de maio de 2020, às 10h18

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou que o vídeo em que o carro de polícia da cidade avançando e derrubando uma barreira de manifestantes foi “perturbador”. “Gostaria que os policiais não tivessem feito isso”, declarou de Blasio em entrevista à rede de televisão CNN, na quinta noite de protestos que atinge os Estados Unidos.

Estados Unidos tiveram mais uma noite com protestos em diversas cidades – Foto: Seth Wenig / Associated Press / Estadão Conteúdo

Os protestos pela morte de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco, em Minneapolis, começaram na quinta-feira e já se espalharam por mais de 30 cidades norte-americanas. As prisões continuaram nas primeiras horas deste domingo, com pelo menos 25 cidades em 16 estados em toque de recolher.

O prefeito de Nova York, porém, ressalvou que havia um contexto nas imagens e que não culparia os policiais pela situação.

“Eu já vi esse vídeo, e obviamente ouvi falar de outros casos. É inapropriado manifestantes cercarem um carro da polícia e ameaçar os oficiais. Isso está errado e nunca aconteceu na história de protestos nessa cidade”, disse de Blasio.

“Tenho assistido protestos há décadas. As pessoas não fazem isso. Portanto, está claro que um elemento diferente entrou em cena aqui, que é a tentativa de ferir policiais e danificar seus veículos, e se um policial se encontra nessa situação precisa sair dela”, acrescentou.

De Blagio também afirmou que não deve declarar toque de recolher na cidade.

A polícia já prendeu pelo menos 1.669 pessoas em 22 cidades desde quinta-feira em meio aos protestos pela morte de Floyd, de acordo com registros da Associated Press. Quase um terço dessas prisões ocorreu em Los Angeles, onde o governador declarou Estado de Emergência e solicitou apoio da Guarda Nacional.

Contato: fabiana.holtz@estadao.com
*Com informações da Associated Press.

Publicidade