16 de abril de 2024 Atualizado 18:55

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

EUA quer relação aberta e construtiva, mas China tem violado promessas, diz Trump

Nos últimos meses, Washington acirrou as críticas contra o regime chinês, culpando-o pela pandemia de coronavírus

Por Agência Estado

04 de junho de 2020, às 15h16 • Última atualização em 04 de junho de 2020, às 16h21

A conta oficial no Twitter do Departamento do Estado emitiu nesta quinta-feira (4) uma declaração atribuída ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com nova crítica dura à China, em momento de tensão bilateral entre as potências.

“Os Estados Unidos querem uma relação aberta e construtiva com a China, mas alcançar essa relação exige de nós a defesa vigorosa de nossos interesses”, diz a declaração de Trump.

“O governo chinês tem continuamente violado suas promessas conosco e com muitas outras nações”, diz ainda o texto, que não detalha as críticas.

Nos últimos meses, Washington acirrou as críticas contra o regime chinês, culpando-o pela pandemia de coronavírus e também criticando o aperto no controle sobre Hong Kong.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade