18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

EUA: Biden assina decretos voltados para combate ao racismo estrutural

Por Agência Estado

26 de janeiro de 2021, às 17h19 • Última atualização em 26 de janeiro de 2021, às 17h59

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta terça-feira, 26, quatro decretos voltados para o combate ao racismo estrutural e à desigualdade racial no país. “É hora de agir”, afirmou o democrata durante um pronunciamento. Uma das medidas tomadas por Biden proíbe o Departamento de Justiça de renovar contratos com prisões privadas. “Nós precisamos de uma reforma da justiça criminal”, declarou. Outro decreto prevê o fim de práticas do Departamento de Habitação de Desenvolvimento Urbano que tenham contribuído para o aumento da desigualdade. A terceira medida destaca o comprometimento do governo com o respeito à soberania das tribos do país e a quarta tem o objetivo de combater a xenofobia contra americanos de origem asiática.

Ao afirmar que concorreu à presidência por acreditar na “alma” do país, Biden disse que essa identidade nacional “estará ferida enquanto o racismo estrutural existir”. O democrata também destacou que a morte de George Floyd em 2020 marcou “um ponto de virada” na atitude dos EUA em relação ao tema. O assassinato de Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco, desencadeou uma onda de protestos antirracismo nos EUA, em meio à campanha eleitoral.

O democrata defendeu, ainda, que a luta contra a desigualdade racial deve ser bandeira de todos os setores do governo. “Eliminaremos o racismo estrutural de todos os cantos da Casa Branca”, declarou Biden.

Publicidade