19 de abril de 2024 Atualizado 22:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Apuração dá vitória a Evo no 1º turno, mas OEA quer auditoria

Organização informou ao Conselho Permanente que vários princípios que regem uma eleição democrática foram violados

Por Agência Estado

25 de outubro de 2019, às 09h54 • Última atualização em 25 de outubro de 2019, às 10h06

Foto: Twitter
Evo tinha 47,07% e o opositor Carlos Mesa, 36,51%

O presidente Evo Morales venceu as eleições bolivianas no primeiro turno, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 99,97% dos votos apurados, Evo tinha 47,07% e o opositor Carlos Mesa, 36,51%. Em reunião da Organização dos Estados Americanos, em Washington, o ministro da Justiça da Bolívia, Hector Arce Zaconeta, lembrou que a Constituição prevê um vencedor se ele tiver votação acima dos 40% e 10 pontos porcentuais a mais que o segundo colocado.

“As regras foram cumpridas e vamos levar adiante o resultado”, afirmou Zaconeta. “Na Bolívia, não existe a possibilidade de fraude ou manipulação.” Zaconeta e o chanceler boliviano, Diego Pary, reiteraram o convite para que a OEA realize uma auditoria da eleição, mas disseram que a Bolívia não esperaria a conclusão da análise para anunciar o resultado.

Um dia antes, a missão de observadores da OEA informou ao Conselho Permanente que vários princípios que regem uma eleição democrática foram violados e, diante da margem apertada indicada pelas urnas, a melhor opção seria realizar um segundo turno.

A apuração caótica da eleição presidencial boliviana, com interrupção temporária e atrasos na divulgação dos resultados preliminares, provocou suspeitas de fraude e manifestações violentas nas principais cidades da Bolívia. Evo afirmou que há uma tentativa de “golpe de Estado para prejudicar o país”.

As críticas da oposição tiveram como base o primeiro resultado da contagem rápida, que indicava um segundo turno entre Evo e Mesa. A confusão começou quando o TSE interrompeu a contagem dos votos sem explicação. Após 24 horas, a apuração foi retomada e Evo aparecia à frente com a vantagem necessária para encerrar a disputa no primeiro turno.

O secretário-geral da OEA, Luís Almagro, cobrou que o governo boliviano aguarde o resultado da auditoria para anunciar o vencedor da eleição e voltou a afirmar que a missão de observadores vislumbra a realização de segundo turno como a “saída mais democrática”.

Em um “chamado para evitar o confronto”, Almagro disse que a Bolívia não deveria considerar os resultados apurados como legítimos até que se encerre a análise que será feita pela organização.

Como resposta, os ministros de Evo repetiram que o resultado do TSE será o proclamado. “Não está em jogo a aplicação do texto constitucional, que estabelece o procedimento para realização de segundo turno. Isso não pode estar em discussão”, afirmou o ministro da Justiça.

Horas antes da OEA se reunir em Washington, Evo anunciou no Twitter que defenderia “o resultado da eleição”. “Se o resultado diz que há segundo turno, iremos. Se a apuração diz que não há segundo turno, também vamos respeitar”, escreveu.

Nesta quinta-feira, 24, Brasil, Argentina, Colômbia e EUA propuseram a realização de um segundo turno, caso a OEA não consiga verificar os resultados do primeiro turno. O governo americano ameaçou a Bolívia com “sérias consequências” se houver irregularidades nas eleições. “Se não respeitarem o resultado das urnas, haverá sérias consequências em suas relações com a região”, disse o subsecretário de Estado para a América Latina, Michael Kozak. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade