28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Silva e Luna cita dificuldade da Petrobras em explicar preços à sociedade

Silva e Luna afirmou que a Petrobras ainda tem dificuldade de explicar que precisa operar como uma empresa privada

Por Agência Estado

29 de março de 2022, às 12h29 • Última atualização em 29 de março de 2022, às 14h26

Em recado indireto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou nesta terça-feira, 29, que, passados 25 anos da abertura do setor de petróleo e gás natural, a Petrobras ainda tem dificuldade de explicar para a sociedade que precisa operar como uma empresa privada, já que compete com outras petroleiras no mercado interno e internacional. Dessa maneira, justificou Silva e Luna, a estatal não pode fazer política pública nem partidária, o que, segundo o general, “tem gente que não entende”.

As declarações foram dadas em palestra na inauguração, em Brasília, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União.

A falta de comunicação com a sociedade sobre o preço dos combustíveis teria sido um dos argumentos de Bolsonaro para o anúncio da demissão do militar do cargo na noite de segunda-feira, 28.

Silva e Luna assumiu a presidência em abril do ano passado, no lugar de Roberto Castello Branco, demitido pelo mesmo motivo.

Para o lugar do militar foi indicado o economista Adriano Pires, também contrário à interferência do governo na estatal.

A indicação de Adriano Pires ainda precisa ser aprovada pela assembleia de acionistas da estatal.

Silva e Luna lembrou que, em 2018, a empresa recebeu R$ 6,8 bilhões do governo para segurar os preços do diesel e acabar com a greve dos caminhoneiros, que chegou a parar o País, dando a entender que, como segue os preços do mercado, uma redução deveria vir novamente do governo, e não da estatal.

Destacou ainda que as decisões na Petrobras não são monocráticas e que existem 21 órgãos de controle fiscalizando suas ações, sendo uma das empresas mais controladas do mundo, afirmou.

“Decisões tomadas são coletivas, não há lugar para aventureiros”, afirmou Silva e Luna, destacando que pelo desempenho dentro das regras do livre mercado a estatal recebeu no ano passado nove prêmios de conformidade e governança.

Publicidade