18 de abril de 2024 Atualizado 14:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Apólice

Seguro por minuto é pago só quando se usa o carro

Dinâmica consiste em ativar e desativar o serviço por celular, pagando apenas pelo tempo em que efetivamente utilizou o carro

Por Da Redação

08 de julho de 2019, às 08h50 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h40

As fintechs ligadas ao setor de seguro, batizadas de “insurtechs”, também aproveitam a tecnologia para inovar em seus produtos, oferecendo opções mais ajustadas às necessidades dos clientes, “on-demand”. Uma novidade que se destaca é o seguro contratado por minutos, somente quando o veículo estiver sendo usado.

Foto: Adobe Stock
Apólice por minuto permite que se pague o seguro somente quando o veículo é utilizado

O serviço é oferecido no Brasil pela Onsurance, startup da área de seguros. A dinâmica consiste em utilizar o celular para ativar e desativar o serviço contratado quando necessário, permitindo que se pague apenas pelo tempo em que efetivamente utilizou o carro. É possível desativá-lo enquanto o veículo não estiver exposto ao perigo.

Na prática, o consumidor compra créditos que serão abatidos por minuto enquanto estiverem ativos, quando forem acionados, informados de que o carro está em uso. Os créditos não expiram e o cliente tem controle total dos valores gastos e do saldo disponível, a qualquer hora, por meio do chat de uma rede social no celular – Android ou iOs.

Para que o valor e as condições da apólice caiam como uma luva sobre as necessidades e perfil do cliente, o sistema está baseado na telemetria, uma tecnologia que transmite dados remotamente. Um pequeno dispositivo é instalado no carro e, por meio de inteligência artificial, um perfil comportamental de direção do condutor é traçado e o valor a ser pago pelo seguro é definido após análise.

O foco é atingir indivíduos que usam seus automóveis por poucos períodos de tempo e também aqueles que têm mais de um veículo, porém optam por segurar apenas um deles.

Publicidade