28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alerta

Oito erros comuns que podem comprometer a venda do imóvel

Aos proprietários que desejam vender seus imóveis, a palavra de ordem é flexibilização

Por Da Redação

29 de setembro de 2019, às 08h40 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h38

A Lello, imobiliária e administradora paulistana, alerta para os oito principais erros cometidos por proprietários que podem comprometer a venda de um imóvel: estipular preços acima do mercado, ser inflexível nas propostas de negociações e não cuidar da aparência do imóvel estão entre os principais equívocos.

“Aos proprietários que desejam vender seus imóveis, a palavra de ordem é flexibilização. Há ampla oferta de casas e apartamentos no mercado, e justamente por isso os interessados em comprar imóveis possuem maior poder de barganha do que antigamente”, afirma Igor Freire, diretor de vendas.

Foto: Adobe Stock
Aceitar uma contraproposta pode ser melhor negócio do que manter o imóvel fechado por muito tempo

Ele observa que aceitar uma contraproposta pode ser melhor negócio do que manter o imóvel fechado por muito tempo, tendo de arcar com despesas de IPTU, condomínio e de manutenção da unidade. “Também recomenda-se avaliar propostas de permuta, ou seja, a entrega de um imóvel de menor valor como parte do pagamento”, conclui.

FIQUE POR DENTRO
Erros que podem comprometer a venda do imóvel

Verificação da documentação

É preciso que o proprietário esteja com a documentação do imóvel em dia, e devidamente atualizado. Caso contrário, mesmo que ele encontre um comprador, o negócio corre o risco de não ser concretizado por irregularidades documentais.

Elevar muito o preço do imóvel

O proprietário precisa entender o momento do mercado, que é mais favorável aos compradores. O ideal é estipular um valor conforme a média de mercado. Para isso é fundamental ter o assessoramento de uma imobiliária, que fará uma avaliação adequada.

Aparência e estado do imóvel

É importante estar muito atento a essa questão. O estado de conservação do imóvel pode fazer toda a diferença. Realizar algumas intervenções como pintura e pequenos reparos na unidade é altamente aconselhável.

Anunciar de maneira errada

Com fotos de baixa qualidade, falta de informações e erros de escrita, por exemplo. O anúncio é a grande vitrine para atrair a atenção de interessados em comprar um imóvel. Por isso, precisa ser muito bem feito. Contar com assessoramento profissional também é importante nesses casos.

Informações nos anúncios que não correspondam com a realidade

Valorizar as características de um imóvel é uma coisa. Outra, bem diferente, é passar informações que a unidade não tem ou não oferece. Quem compra um imóvel está fazendo um investimento alto e, por isso, estará atento a cada detalhe.

Encher a fachada do imóvel com placas de imobiliárias diferentes

Essa atitude deprecia o patrimônio, uma vez que pode dar a impressão que o imóvel está “encalhado”. O ideal é trabalhar a intermediação da venda exclusivamente com uma imobiliária.

Desorganização com os horários de visitação

O proprietário deve procurar não se atrasar nas visitas, caso as acompanhe. É importante que o dono sempre deixe as chaves do imóvel em fácil acesso para a imobiliária.

Ser extremamente inflexível para propostas

O proprietário deve sempre estar aberto à negociação se quiser vender o imóvel mais rapidamente, evitando despesas com o pagamento de condomínio e IPTU, por exemplo.

Fonte: Lello Imóveis.

Publicidade