23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Seu valor

O que fazer na hora de pedir aumento salarial?

Muitos empregadores, antes da contratação, na entrevista, perguntam ao candidato qual a pretensão salarial

Por Da redação

16 de agosto de 2019, às 13h43 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h39

Uma pergunta pode até custar seu emprego. Qual o valor do seu emprego? Melhor dizendo: qual é o salário ideal, que faz jus ao seu profissionalismo? É comum as pessoas estarem insatisfeitas com seus salários.

Muitos empregadores, antes da contratação, durante a entrevista, perguntam ao candidato qual a pretensão salarial do mesmo. A maior parte das empresas paga salários em valores dentro de padrões, segundo a lei federal. Mas, todo colaborador tem direito a negociar um aumento, conforme a situação.

Pedir aumento ao patrão é algo que assusta, porém, conforme o líder e fundador da empresa que compõe a rede de contatos profissionais The Dots, não é motivo para se temer perder emprego. Pedir aumento não acarreta em perda do trabalho. O colaborador dedicado, que sabe se valorizar, ao pedir aumento mostra mais interesse em seu contrato com a companhia.

Foto: Adobe Stock
Confira conselhos sobre como se comportar, psicologicamente falando, diante do patrão

Como pedir o aumento?

1) Prepare-se estrategicamente: Consulte sites que apresentem comparações de salários. Consultar qualquer boa agência de empregos sobre isso ou entrar em contato com o departamento especializado em Recursos Humanos da própria organização onde você trabalha, no sentido de instruir-se sobre cada faixa salarial, também é recomendado. Todo funcionário precisa estabelecer um sólido argumento para justificar seu aumento.

2) Não exija mais do que é necessário: Qual seria a justificativa? O patrão só pode considerar o desempenho do colaborador e o desempenho da empresa, avaliando os resultados de modo objetivo e justo.

3) Atenção para o momento ideal: O momento mais adequado para tal pedido é o de descontração, por exemplo, logo após a conclusão de um negócio bem sucedido, em que todos estão falando sobre o assunto, colhendo os louros do resultado, então, será viável escorregar a pergunta, despretensiosamente: “podemos falar sobre aumento de meu salário?”. A pergunta dá uma opção ao patrão, que poderá verificar o orçamento da empresa.

5) Não peça aumento logo após ingressar no emprego: Qual seria a justificativa. Um pedido de aumento muito cedo pode ser muito mal interpretado. O que se pode fazer, nesse caso, é verificar, pelos meios legais, se a sua remuneração está corretamente dentro do padrão legal

6) Valor que superestime o seu cargo: Seria muita ingenuidade, dado que existe uma hierarquia de funções que deve ser respeitada. O patrão nunca vai agir de modo totalmente arbitrário, sob o risco de quebrar.

7) Expressar segurança: Manter contato visual, sem expressar desafio, nem timidez. Sente-se de frente. Conversa entre cavalheiros que precisam chegar a um acordo, cordialmente.

8) Evite agitar-se muito: Se você se tornar nervoso, pode começar a expressar certos cacoetes ou tiques que vão denunciar seu desconforto e pôr tudo a perder, pois o patrão sentirá sua insegurança.

9) Seja objetivo: A imprecisão e ambiguidade põe tudo a perder. Como disse um grande especialista no assunto, “os zeros realmente não vão acrescentar nada à mesa das negociações”.

10) Evitar ceder demais: Em caso de recusa por parte do patrão, o funcionário deve questionar inteligentemente: “O que posso fazer para aumentar meu valor na empresa?”. Um feedback deste tipo será muito útil.

Fonte: www.trabalhou.com.br.

Publicidade