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Evitando os problemas com a clonagem de cartão de crédito

Alerta: foram apontados também na pesquisa da CNDL, golpes praticados com envio de boletos falsos

Por Agência Estado

15 de junho de 2019, às 11h10 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h41

Foto: Divulgação
Os desdobramentos podem comprometer não apenas a saúde financeira, mas gerar constrangimentos

Pelas facilidades que proporciona, tanto pela segurança como pela praticidade de uso, o cartão de crédito é umas das ferramentas mais utilizadas para pagamento, tanto em compras feitas pela internet como em lojas físicas.

No entanto, levantamento recente feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que cerca de 3,7 milhões de brasileiros foram vítimas de clonagem de cartão de crédito. Trata-se de um dado assustador, sendo que 48% dos problemas aconteceram em operações pela internet, com instituições financeiras na contratação de empréstimos e financiamentos, ou compras em lojas virtuais.

Como consequências imediatas enfrentadas pelas vítimas, 37% reclamaram de compras indevidas em seu nome, 24% de prejuízos financeiros. Sem contar a dor de cabeça e perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação e a inclusão do nome em cadastros de inadimplentes, com consequente dificuldade de acesso ao crédito, citados por 22% dos entrevistados.

Além das fraudes com cartões, foram apontados na pesquisa golpes com o recebimento de boletos falsos, com 13% de menções, além de clonagem de cartão de débito mencionada por 11% dos participantes. No total, 8,9% de brasileiros se disseram vítima de algum tipo de fraude entre os meses de março do ano passado e fevereiro deste ano.

O superintendente de Produtos e Operações do SPC Brasil, Nival Martins, reconhece que crimes como esses podem trazer sérios danos ao consumidor que passou por uma dessas situações. Segundo ele, os desdobramentos podem comprometer não apenas a saúde financeira, mas gerar constrangimentos a quem teve o nome negativado em consequência das fraudes.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo da residência, o consumidor deve acessar a página: https://www.spcbrasil.org br/consumidor/postos-atendimento.

GRATUITO. O SPC Brasil liberou por 30 dias grátis o ‘SPC Avisa’, que faz o monitoramento de CPFs para evitar fraudes. Com o serviço, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação em seu documento, como consultas para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

Identifique as situações de risco e evite os golpes de fraudadores

  • Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;
  • Desconfie de produtos com preço muito abaixo do cobrado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;
  • Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor;
  • Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ, certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima providencie o Boletim de Ocorrência. Com esse documento em mãos, o consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ — serviço que é gratuito

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