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Reclame

Conheça seus direitos sobre serviços públicos

Advogado lança e-book gratuito com informação para o consumidor que deseja saber mais sobre seus direitos neste assunto

Por Da Redação

12 de novembro de 2019, às 08h32 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h20

Serviços públicos são atividades para atender necessidades da sociedade com a participação do Estado, como fornecimento de energia elétrica, água e esgoto, telefonia, malha aérea, planos de saúde, infraestrutura das estradas e transporte coletivo.

Em 2018, o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, recebeu 2,2 milhões de reclamações e consultas, sendo que as líderes de reclamações em serviços públicos são as áreas de telefonia, energia elétrica e combustíveis.

Foto: Divulgação
Consumidor tem uma série de direitos e precisa saber como reclamar de serviços públicos deficientes

“Diariamente recebo reclamações de consumidores com problemas com as concessionárias de serviço público, o difícil atendimento das agências reguladoras e todo tipo de negligência com o cidadão.

Decidi elaborar um e-book que pudesse contemplar todas as informações e direitos dos clientes desses serviços, o “caminho das pedras” para chegar nas agências reguladoras e nos órgãos de defesa do consumidor”, explica o advogado Sergio Tannuri, especializado em Direito do Consumidor.

O e-book “Serviços Públicos e Concessionárias – Direitos do Consumidor, definições, estatísticas e dúvidas frequentes” é gratuito e ajuda a entender o que faz cada agência e como ter acesso para reclamações. Deve ser baixado no site – http://www.pergunteprotannuri.com.br.

COMO RECLAMAR

Confira qual a responsabilidade e como reclamar com a agência reguladora:

  • Anatel
    telecomunicações
    Faz a fiscalização das operadoras de telecomunicação e acompanha a evolução dos reajustes.
    https://www.anatel.gov br/consumidor/reclamacao
  • Aneel
    energia elétrica
    Responsável pela operação, distribuição, estabelece tarifas e fiscaliza serviço das concessionárias do setor de energia.
    http://www.aneel.gov br/como-registrar-a-sua-reclamacao
  • Anac
    aviação civil
    A Agência monitora e avalia, em âmbito coletivo, a qualidade dos serviços prestados pelas empresas do transporte aéreo.
    https://www.anac.gov br/consumidor/consumidor/
  • ANTT
    transportes terrestres
    Estabelece os modais de transporte coletivo de passageiros, supervisiona as prestadoras de serviço do setor e elabora o reajuste de tarifas
    http://www.antt.gov.br/textogeral/ouvidoria html
  • ANP
    petróleo, gás e biocombustível
    Promove políticas nacionais para os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta de petróleo, gás e biocombustíveis
    http://www anp.gov.br/fale-conosco
  • Anvisa
    vigilância sanitária
    Controla e fiscaliza os produtos e serviços que envolvem risco à saúde pública, de resíduos de agrotóxicos aos medicamentos; estabelece controle e fiscalização em alimentos, produtos veterinários e cosméticos
    http://portal.anvisa.gov br/faleouvidoria
  • ANS
    saúde suplementar
    Agência reguladora responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil, com a obrigação de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde.
    http://www.ans.gov br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/central-de-a tendimento-ao-consumidor
  • ANA
    águas
    Diante do cenário de mudanças no clima, a ANA implementa medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade do Brasil de se adaptar a novos cenários. É responsável pela fiscalização da falta de água.
    https://www.ana.gov br/textos-das-paginas-do-portal/ouvidoria
  • Rede Nacional de Ouvidorias
    Tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas unidades de ouvidoria dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sob coordenação da Ouvidoria-Geral da União.
    https://sistema.ouvidorias.gov br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao aspx

Fonte: Sergio Tannuri, advogado

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