Como gerenciar o trabalho home office

O Brasil é o terceiro País em que mais cresce o trabalho em casa, mas algumas dicas são fundamentais para se obter sucesso com esta modalidade


Home office é o escritório em casa. É possível trabalhar home office a partir de três tipos de arranjos: sendo funcionário de uma empresa (modalidade chamada de teletrabalho), sendo freelancer (trabalhando por projetos avulsos) ou como empresário de uma empresa home based (que tem sua sede em uma residência).

Com a expansão das redes de comunicação e a popularização dos dispositivos portáteis como laptops, smartphones e tablets, este tipo de trabalho atravessou as paredes da casa e ganhou o mundo, permitindo que atividades sejam realizadas de qualquer lugar onde exista um sinal de internet disponível.

Foto: Adobe Stock
A sugestão mais importante, é que não falte, em nenhum momento, disciplina com a rotina de trabalho

O modelo de trabalho remoto chegou ao Brasil recentemente, na bagagem das empresas multinacionais e embalado como benefício no pacote de horários flexíveis. Hoje, já é uma solução adotada por 31,2% das empresas brasileiras. Dados do Censo 2010 mostram que cerca de 20 milhões de brasileiros trabalham e moram no mesmo endereço.

Fonte: Wikipédia

10 dicas para quem deseja se utilizar do home office

Planejamento
Ter as atividades descritas, de forma clara, para o dia (ou semana) de trabalho vão ajudar no cumprimento de todas as tarefas

Prazos para as atividades
A definição do tempo ou do horário limite para realização das tarefas deve ajudar na organização do dia de trabalho

Manter rádio e televisão desligados
Os programas de rádio ou televisão, com contextos distantes das responsabilidades do trabalho, devem ser fortemente evitados para que não afetem negativamente a concentração

Ter um local privativo
Um local onde se possa classificar como “ambiente de trabalho” ajudará muito no cumprimento das atividades.

Equipamentos de qualidade
É importante que os recursos (computador, smartphone, impressora, etc) estejam alinhados com as demandas do trabalho. O envolvimento e o resultado são impactados também por essas condições.

Reduzir contato
Alinhar com os familiares, outros moradores(as) e funcionários(as) a necessidade em se manter focado(a) na atividade profissional. Definir regras para o relacionamento com as pessoas em casa, no horário de trabalho, será muito importante para o bom desempenho.

Acesso de qualidade à Internet
Por várias razões, cuidar da estrutura de acesso à internet é decisivo para o trabalho em home office com boa qualidade.

Materiais para o trabalho
Se atentar para não esquecer na empresa, materiais ou outros recursos que sejam importantes para execução das atividades. Isso pode fazer com que os dias de trabalho sejam perdidos.

Vestir roupas alinhadas com o dia a dia do trabalho
Apesar de não ser necessário o mesmo padrão de roupa do dia a dia na empresa, é também importante não relaxar e se vestir como se tivesse acabado de acordar. A maneira de se vestir também pode interferir no comportamento.

Disciplina, disciplina e disciplina
A sugestão mais importante, é que não falte, em nenhum momento, disciplina com a rotina de trabalho. Esse deve ser o grande diferencial para o sucesso no trabalho em home office.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!