28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Site

Serviço ‘Meu INSS’ finaliza mudanças e atende 100% online

Ao todo, 90 serviços poderão ser realizados pelo site e aplicativo para celular e telefone 135 vão poder ser feitos a distância

Por Da Redação

19 de abril de 2020, às 11h19 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h08

Vários serviços relativos a Acordos Internacionais Previdenciários passam a ser realizados pelo Meu INSS (site e aplicativo para celular) e telefone 135. Além disso, outros, como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e Validação do Facultativo de Baixa Renda também passam a ser realizados sem necessidade de o cidadão sair de casa.

Ao todo, 90 serviços do INSS vão poder ser feitos a distância. A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil. O INSS é o primeiro órgão do governo federal com todos os serviços digitais.

Foto: Divulgação
MEU INSS finaliza mudanças no site e no telefone 135 e 90 serviços passam a ser realizados por esses canais de atendimento.

Atualmente, existem 17 acordos internacionais. Eles garantem a contagem do tempo de contribuição e cobertura previdenciária aos segurados tanto no Brasil quanto no País acordante.

Nos países abrangidos pelos acordos, o requerimento inicial é feito direto no organismo de ligação do País que, geralmente, é o correspondente do INSS lá fora. O andamento do pedido, todavia, pode ser acompanhado pelo Meu INSS, o que facilita a vida dos segurados no Exterior, pois o telefone 135 tem abrangência apenas nacional.

No Brasil, não será mais preciso o agendamento para requerer os serviços de Acordos Internacionais. Basta acessar o Meu INSS ou ligar 135 e o segurado só vai a agência se houver exigência de documentação.

Ao todo, 19 serviços relativos a Acordos Internacionais passam a ser feitos pela internet e telefone, tais como a solicitação do Certificado de Deslocamento Temporário: documento que as empresas obrigatoriamente devem fornecer para os trabalhadores que forem trabalhar em País com o qual o Brasil mantenha acordo previdenciário.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Desde maio, vários serviços passaram a ser realizados pelo Meu INSS e 135, tais como recurso, revisão, mudança de agência, solicitar pagamento não recebido, aposentadorias, auxílios, pensões.

O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celular. O cadastro pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo site dos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. O atendimento do telefone 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Confira no site Meu INSS os serviços disponíveis.

Publicidade