06 de março de 2021 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Aluguel

Imóveis por temporada ou por longa duração?

O que vale mais a pena; confira 3 pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão

Por Redação

06 fev 2021 às 11:07

É importante escolher uma região com grande apelo turístico e uma boa infraestrutura - Foto: Lucas Meneses_Pexels

Comprar imóveis para alugar e garantir uma renda extra todo mês é um sonho de muitos brasileiros. Poder alugar um apartamento apenas por um fim de semana, sem se estressar com longos contratos ou problemas com inquilinos, se tornou uma modalidade bastante procurada.

Mas, o que vale mais a pena? Alugar por temporada ou por um período mais longo? Confira 3 pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão.

“Quem decide investir em um imóvel para alugar, precisa estar atento a diversos aspectos, principalmente, no que diz respeito à rentabilidade. Manter um imóvel não é barato, por isso, o aluguel tem que compensar. Fazer um contrato por temporada tem se mostrado capaz de gerar retornos expressivamente maiores do que o aluguel tradicional”, analisa Alex Frachetta, CEO do Apto.

Confira os 3 itens que devem ser considerados na hora de alugar seu imóvel.

Retorno x tempo
Uma pesquisa realizada pela Nested estimou quanto tempo demoraria para se recuperar o investimento, comparando o aluguel por temporada com o tradicional. O estudo foi realizado tomando como base o preço médio de um apartamento com três quartos na cidade de São Paulo e constatou que, por meio do aluguel tradicional, seriam necessários 279 meses para reaver o valor investido. Já por meio do aluguel por temporada, o tempo estimado para o retorno do investimento seria de 93 meses. Por isso, de acordo com a pesquisa, com o aluguel por temporada você pode alugar o seu imóvel por um terço do tempo e receber o mesmo retorno da modalidade tradicional.

Localização
A chave para o sucesso. No caso do aluguel por temporada, é mais importante ainda, pois você precisa de um fluxo constante de locatários. Por isso, é importante que você procure imóveis em regiões já consolidadas. Além disso, como o seu público será, em sua maior parte, turistas, você precisa escolher uma região com grande apelo turístico e uma boa infraestrutura de transporte, tanto para pessoas que estão viajando a passeio ou a trabalho.

Mais dinheiro, mais trabalho
Nem tudo são flores. O aluguel por temporada apresenta retornos superiores, mas também demanda maior esforço. Diferentemente do tradicional, em que o seu locatário provavelmente ficará alguns anos no imóvel, no aluguel por temporada você terá, se tudo der certo, vários inquilinos por mês. E cada pessoa vai precisar de um pouco do seu tempo, seja para falar sobre o imóvel, sobre a região, sobre o pagamento ou a entrega das chaves. Por isso, não subestime esse fator. As plataformas, que intermediam esse serviço, afirmam que donos de imóveis atenciosos possuem uma taxa de ocupação superior e conseguem cobrar aluguéis mais elevados.

Fonte: Apto, plataforma 100% online que conecta potenciais compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos

Publicidade