29 de março de 2024 Atualizado 09:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Ibovespa cai de olho em ata do Copom e em atraso de 1ª dose de vacina em SP

Por Agência Estado

22 de junho de 2021, às 11h33 • Última atualização em 22 de junho de 2021, às 12h12

Depois de dois pregões consecutivos de valorização, o Ibovespa encontra espaço para realizar parte dos lucros nesta terça-feira, à medida que as bolsas de Nova York também abriram com viés negativo. Investidores aguardam novos discursos de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e mais ainda do presidente da instituição, Jerome Powell, mas isso só acontecerá à tarde (15 horas). Antes disso, o clima negativo prevalece após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçar preocupação com a inflação elevada e em meio à suspensão pela Prefeitura de São Paulo da primeira dose da vacinação.

Na segunda-feira, o Ibovespa subiu 0,67%, aos 129.264,96 pontos, o que também fora visto na sexta-feira. Nem mesmo a valorização de 2,96% do minério de ferro no porto chinês de Qingdao nesta terça-feira segura o índice da B3.

Perto de 11 horas, o Ibovespa acentuou as perdas e abandonou até mesmo os 128 mil pontos (128.360,98 pontos), registrados na média diária. O temor de pressão inflacionária mundial continuar no radar dos investidores, especialmente após a ata do Copom admitir que seus membros discutiram uma alta acima da de 0,75 ponto porcentual dada na Selic (4,25%) na semana passada.

“A ata do Copom reforçou a preocupação com a inflação e deixou a aberta a porta para um maior aperto no juros’, avalia Regis Chinchila, da Terra Investimentos.

Além disso, os mercados esperam as palavras de Powell, à tarde. Há instantes, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, disse que a autoridade monetária ainda está distante de alterar a taxa básica de juros, a despeito da inflação. Segundo ele, a inflação deve cair a partir de 2022 nos EUA.

“Powell tem uma postura de mais cautela, de que os juros só subirão quanto tiver muitos sinais de que realmente a economia está bem”, avalia Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, indicando que se de fato esse for o entendimento do mercado, poderá resultar em um ambiente positivo nas bolsas.

Contudo, a divulgação do discurso de Powell foi antecipada e ainda assim não gera otimismo por ora. Nele, o presidente do Fed adotou um tom mais ‘dovish’, cita em nota a LCA Consultores, ao atribuir a fatores temporários a alta da inflação corrente e avaliar que, apesar da melhora do mercado de trabalho, o avanço tem sido desigual e a taxa de desemprego permanece em patamar ainda elevado. Apesar de já conhecido, o mercado pode fazer novas leituras sobre o conteúdo, conforme analistas.

A avaliação de economistas de que o Copom deve subir a Selic em um ponto porcentual em agosto empurra as ações de varejistas para o negativo, com destaque para BR Malls (-3,45). Além disso, a suspensão da primeira dose da vacina contra a covid-19 por falta de imunizantes gera dúvidas a respeito da reabertura das atividades na cidade.

“Algumas varejistas caem com essa noticia de atraso na vacinação em São Paulo (marginal)”, completa Chinchila.

Depois de reagirem em alta antes mesmo da aprovação da MP da Eletrobras, ontem na Câmara, as ações da empresa cedem hoje. O texto foi aprovado mesmo recheado de ‘jabutis’ – como são chamadas as emendas estranhas à proposta original -, o que pode ser questionado na Justiça.

Conforme a LCA, a aprovação da MP é uma vitória para o governo e suas lideranças no Congresso, apesar das críticas de muitos especialistas e de entidades do setor industrial, que consideram que o sistema criado na regulamentação da privatização implicará em aumento do custo de energia. “O cronograma da privatização da Eletrobras, prevista para o início de 2022, tende a ser cumprido. Será a primeira privatização de fato importante no governo Bolsonaro”, afirma, lembrando que agora o texto vai à sanção do Presidente da República, que terá um prazo de 10 dias úteis para decidir sobre eventuais vetos, que não estão descartados.

Os papéis do Pão de Açúcar caíam 0,77%, após a notícia de que o grupo francês Casino contratou o banco brasileiro BR Partners para começar a estruturar a venda de sua fatia no GPA, dono da marca Pão de Açúcar.

Já a decisão do governo de propor a volta da tributação do Imposto de Renda sobre a distribuição de lucro e dividendos com uma alíquota de 20%, não é bem vinda e segue no radar dos investidores, alerta Luiz Roberto Monteiro, da Renascença.

Às 11h21, o Ibovespa caía 1,03%, aos 127.971,09 pontos.

Em tempo: O fluxo de estrangeiros na B3 ficou positivo em R$ 950,7 milhões no último dia 18, elevando o total do mês para R$ 13,914 bilhões.

Publicidade