Fase 1 de acordo com China poderia ocorrer, e poderia ocorrer rápido, diz Trump


A chamada “fase 1” de um acordo comercial entre Estados Unidos e China “poderia ocorrer, e poderia ocorrer rápido”, afirmou o presidente americano, Donald Trump, durante discurso no Clube Econômico de Nova York. Ele ponderou, no entanto, que só aceitará o pacto bilateral se for bom para seu país e seus trabalhadores.

Trump voltou a acusar Pequim de manipulação cambial. “A China está desvalorizando sua moeda” para obter vantagens no comércio, criticou. Ainda segundo o republicano, desde a entrada do gigante asiático na Organização Mundial do Comércio (OMC), “ninguém manipulou seus números melhor do que eles”.

Segundo o republicano, a China tira vantagens da OMC por sua designação como um país em desenvolvimento. Ele contou ainda que, “há um tempo”, autoridades da Casa Branca enviaram uma carta “dura” à China em que afirmavam não ser justo que o gigante asiático seja considerado um país emergente.

“O comércio deve ser justo e, para mim, deve ser recíproco”, defendeu Trump. “Somos competitivos como nenhuma outra nação”, acrescentou.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora