23 de outubro de 2020 Atualizado 23:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Saiba mais

Entenda as principais diferenças entre MBA e especialização

Como escolher o curso certo para alavancar sua carreira: especialista explica os diferentes tipos de pós-graduação

Por Da redação

27 set 2020 às 09:53 • Última atualização 27 set 2020 às 09:54

Escolher o curso de graduação não é uma tarefa fácil para todos, mas costuma ser algo mais instintivo. Mas, o que fazer quando é chegada a hora de decidir a especialização? Ou será que seria melhor fazer um MBA? O que não faltam nestes momentos de decisões são dúvidas! O coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, Felipe Corrêa, ajuda a esclarecer e nortear os profissionais que estão neste dilema.

Embora os dois tipos de pós-graduação sejam parecidos à primeira vista, eles são para profissionais com objetivos diferentes. O MBA é um curso voltado para negócios e gestão. Ou seja, ideal para aqueles que se graduaram em cursos em uma área mais técnica e têm interesse em ingressar na área de gestão, que assumiram um cargo de liderança ou estão próximos disso.

Embora os dois tipos de pós-graduação sejam parecidos à primeira vista, eles são para profissionais com objetivos diferentes: como escolher? – Foto: Adobe Stock

“O ideal é que o candidato deste curso esteja no mercado de trabalho independente da área. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do conteúdo ofertado aplicando o conhecimento adquiridos em problemas reais da profissão”, esclarece Corrêa.

O curso de especialização, no entanto, tem mais o viés de direcionamento de carreira em uma área específica.

Ou seja, uma pessoa recém-graduada, que já sabe por qual área tem mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional, pode escolher uma especialização visando aprofundar os conhecimentos, desenvolver habilidades necessárias pra atuar na área escolhida e assim ter um diferencial de mercado em relação a outros profissionais que não se especializaram.

A mesma premissa vale para profissionais mais experientes, que querem ampliar seus conhecimentos, se atualizar ou mudar a área de atuação.

APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
Outro ponto sempre importante de lembrar é que tanto o MBA quanto a especialização buscam aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que simulam situações-problema encontradas pelos alunos no mercado de trabalho. Isto é realizado durante o curso e ao seu final por meio de artigos, estudos e projetos que são avaliados por especialistas da área.

Portanto, lembre-se que o mercado é bastante competitivo, que novas tecnologias, modelos, conhecimentos e processos surgem mais rapidamente hoje do que em anos anteriores e, por isso, é importante aprender constantemente.

“Ingressar num MBA ou especialização vai muito além do conhecimento ofertado em sala. O ambiente proporciona network, contato com outros profissionais do mercado e proximidade com professores que, normalmente, atuam na área específica que você almeja estar”, conclui o especialista.

CURSO IDEAL
De acordo com o coordenador Felipe Corrêa, sempre que alguém pergunta qual curso deve optar, a pessoa deve se fazer três perguntas:

1 – Aonde você quer chegar e deseja trabalhar?
2 – Em que ponto da carreira você já está e que bagagem já carrega?
3 – O que ainda falta de conhecimento para você alcançar o objetivo da primeira pergunta?

Fonte: Facens, Centro Universitário

Publicidade