23 de abril de 2024 Atualizado 10:45

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Coronavírus reforça busca por ativos de segurança e impulsiona dólar e iene

Por Agência Estado

24 de fevereiro de 2020, às 19h04 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2020, às 19h14

Os temores de disseminação do coronavírus pelo mundo desencadearam hoje um movimento acentuado de busca por ativos de segurança nos mercados internacionais, impulsionando ativos como dólar e iene.

O índice DXY, que mede a variação do dólar ante uma cesta de moedas fortes, subiu 0,1%, para 99,359 pontos nesta sessão. A moeda americana ainda se fortaleceu frente a moedas de países emergentes, como a lira turca, o rublo russo e o peso mexicano. Frente à divisa japonesa, o dólar caiu para 110,75 ienes e o euro avançou para US$ 1,0858.

Investidores procuraram refúgio em moedas fortes após a notícia de que a Itália registrou mais de 200 casos de coronavírus, que resultaram em sete mortes e levaram as autoridades locais a colocar cidades do norte do país em quarentena. O avanço inesperado da doença na Europa deixou analistas e investidores apreensivos quanto à capacidade das autoridades de conter o surto da doença, que teve origem na China, alimentando dúvidas em torno do impacto sobre a economia global.

“O dólar continua a se beneficiar das preocupações com o coronavírus, com a noção de que a economia americana está em melhor posição para enfrentar a incerteza”, destaca o Western Union em relatório a clientes.

Publicidade