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Cenário positivo

Contratação de pessoas com deficiência no Brasil se tornou uma realidade

Segundo o IBGE, 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população

Por Redação

23 de fevereiro de 2021, às 18h03

Apesar de muitos acharem que há poucas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no País, segundo o IBGE, 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população.

Nesse cenário, há muito tempo a procura por contratação de pessoas com deficiência no Brasil se tornou uma realidade em função especialmente da Lei de Cotas de Deficiência, que estabelece obrigatoriedade de contratação de 2 a 5% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários.

As empresas têm ganhos consideráveis em função de vários aspectos que a maioria desses profissionais trazem em sua bagagem – Foto: Divulgação

Há um cenário bem positivo acontecendo nos últimos tempos que está sendo percebido aos poucos no mercado de trabalho. Danilo Makul, um dos sócios fundadores do projeto Se Liga na Inclusão afirma que há um benefício extraordinário na contratação de pessoas com deficiência.

“As contratações de pessoas com deficiência já eram uma realidade em função da lei. Mas o que vemos atualmente é algo muito melhor. As empresas estão percebendo que existe um ganho perceptível nessas contratações, diz Makul”.

Segundo Danilo, as empresas têm ganhos consideráveis em função de vários aspectos que a maioria desses profissionais trazem em sua bagagem. Ele destaca vários pontos que vão desde o conhecimento da pessoa com deficiência como consumidor, até a promoção de produtividade.

“O desempenho das pessoas com deficiência acaba se mostrando por muitas vezes maior pois elas já trazem em seu portfólio uma capacidade adicional de conseguir tolerar e superar frustrações do cotidiano. Isso acaba se tornando fonte de inspiração para todos ao seu redor”.

Grandes empresas brasileiras lideram e investem constantemente na promoção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Durante a pandemia notamos que as empresas passaram a olhar mais para as pessoas, esse movimento fez com que os programas de Diversidade e Inclusão fizessem mais sentido ainda para a estratégia do negócio, diz Daniela H. Aiach – diretora Business Center e Sustentabilidade”.

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