20 de abril de 2024 Atualizado 08:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

IR 2022

Ajudando o ‘eu do futuro’: dicas de organização para o Imposto de Renda 2023

Separação de documentos ao longo do ano deixa mais fácil a hora de prestar contas

Por Stela Pires*

13 de março de 2022, às 09h57 • Última atualização em 13 de março de 2022, às 09h58

O prazo estipulado pela Receita Federal para a entrega do Imposto de Renda pode representar um período conturbado e de sufoco para os contribuintes. De acordo com o sócio proprietário e diretor da Organização Contábil Centenário, de Americana, Milton Rodrigues dos Santos Júnior, uma dificuldade enfrentada pelos contribuintes tem relação com a organização pessoal, mas o problema pode ser evitado se a separação dos documentos acontecer ao decorrer do ano.

Milton Rodrigues do Santos Júnior, da Organização Contábil Centenário, de Americana, compartilha orientações – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

A organização e separação dos documentos necessários para fazer a declaração pode começar pela abertura de uma pasta física ou virtual, em computadores ou notebooks, onde o contribuinte poderá depositar os informes, documentos e recibos conforme receber ao longo do ano. A primeira dica é se atentar em armazenar os gastos dedutíveis.

Os dedutíveis são as despesas consideradas necessárias pela Receita Federal e que podem ser abatidos no imposto, como gastos com saúde, educação, previdência privada, contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e dependentes.

“Despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, que são coisas que você vai juntando no dia a dia. Se você for ao médico em fevereiro, já guarde o documento”, orienta Milton.

Para evitar futuros aborrecimentos, os recibos mensais de planos de saúde também podem ser guardados durante o ano, assim não será necessário esperar o envio do informe de rendimento por parte da prestadora do serviço.

Documentos como escrituras, contratos, recibos de compra e venda de imóveis e de carros, doações feitas ou recebidas, gastos com educação, também devem ser separados pelos contribuintes, assim como os relacionados a seus dependentes. Além das declarações previamente citadas em relação a gastos, também é necessário CPF, data de nascimento e nome completo para inclusão de pessoas como dependentes.

Para o contribuinte que tem investimentos, prática cada vez mais comum, a dica é manter um bom controle. Entre em todos os aplicativos dos bancos, já que por lá é possível ter acesso aos rendimentos mais simples, como poupanças.

As aplicações em bolsa de valores são informes separados. Será necessário contato com as instituições financeiras para acessar os documentos, que terão o detalhamento do quanto foi aplicado, os ganhos e retiradas.

O contribuinte que teve o contrato rescindido com a empresa que trabalhava precisa do informe em que constarão as informações sobre verbas excedidas e verbas rescisórias.

Além disso, é necessário pegar o saque do fundo de garantia e, se recebeu algum auxílio, deve também incluir na declaração.

*Estagiária sob supervisão de Bruno Moreira

Publicidade