29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Abimaq lança manual de para retomada de atividades do setor

Por Agência Estado

19 de maio de 2020, às 10h55 • Última atualização em 19 de maio de 2020, às 11h22

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) vai lançar nesta terça-feira, 19, um plano de retomada da atividade econômica para o setor de máquinas e equipamentos. O manual de orientações é destinado às empresas que interromperam suas atividades – nas contas da Abimaq, cerca de 43% do setor.

O documento traz orientações às empresas do setor para melhorar o ambiente de trabalho, considerando as mudanças causadas pela pandemia.

“A covid-19 é um mal que oferece riscos efetivos para toda a sociedade, e as empresas, na medida de suas capacidades, com as devidas orientações e atuando com a responsabilidade que lhes cabe, devem participar também de todos os esforços para conter a disseminação da doença”, diz o texto.

A associação orienta, por exemplo, que as empresas devem criar um plano de comunicação para informar aos funcionários sobre cuidados no transporte e nos locais de trabalho.

A Abimaq também orienta que as empresas devem “estimular o uso de máscaras durante o período de trabalho”, tanto para os funcionários, quanto para prestadores de serviços e terceiros. A associação também pede que a disposição dos ambientes seja alterada para manter uma “distância segura entre trabalhadores.”

A associação ainda afirma que as empresas devem estabelecer condições para medição de temperatura dos trabalhadores e “realizar a separação dos funcionários entre as diferentes áreas da fábrica para facilitar o mapeamento de casos e contratos”.

Entre as orientações, também está a de reforçar a limpeza dos locais de trabalho, higienização de objetos que precisam ser compartilhados, como ferramentas e equipamentos, e o uso de ventilação natural nos ambientes.

Publicidade