38 das 57 empresas do Ibovespa valem mais do que seu patrimônio


Das 57 empresas com ações que compõem o índice Ibovespa, 38 têm a relação de valor de mercado versus patrimônio líquido maior que um, significando que o mercado paga por elas mais do que valem contabilmente, mostra levantamento da Economatica.

Em posição contrária, 19 das 57 empresas presentes no índice operam com valor de mercado inferior em uma vez ao do patrimônio líquido, com investidores pagando menos do que efetivamente valem. Nesse grupo estão Petrobras e Banco do Brasil, pelas quais o mercado paga 35% e 52%, respectivamente, de seu valor contábil.

Entre as 20 empresas com melhor posicionamento, o setor de papel e celulose é o mais bem representado, com três empresas, seguido pelo setor de abatedouros, com duas empresas. A Economatica identificou que a Natura é a empresa com a melhor relação valor de mercado versus patrimônio líquido, em 12,2 vezes. A segunda colocada é a Lojas Americanas, com 11,4 vezes.

Já a companhia com a pior relação negativa é a Gol, em -0,25 vez, uma vez que o patrimônio da empresa está negativo. De acordo com a Economatica, em segundo lugar nesse ranking está a Gerdau Metalurgia, com o valor de mercado em relação ao patrimônio negativo em 0,1 vez, indicando que o mercado paga por ela somente 10% de seu valor contábil. O setor de energia elétrica, com quatro empresas, é o que tem mais representantes entre as empresas menos valiosas para o mercado, seguida pelo setor de siderurgia, com três empresas.

No cálculo, a Economatica utilizou o patrimônio líquido das empresas no dia 30 de setembro de 2015, que é o último número entregue a CVM pelas empresas.

online pharmacy coupon code site new prescription coupon
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora