25 de abril de 2024 Atualizado 11:06

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil

Turismo com charretes de tração animal está com dias contados em Aparecida (SP)

Por Agência Estado

19 de junho de 2019, às 12h55 • Última atualização em 19 de junho de 2019, às 14h23

Os passeios de charretes com tração animal, uma das tradições de Aparecida (SP), cidade do Vale do Paraíba, está com os dias contados. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com ação contra a prefeitura, alegando que os cavalos usados pelos charreteiros sofrem maus-tratos. A administração municipal informou que vai pedir à Justiça um prazo para acabar com esse tipo de transporte.

Atualmente, 38 charretes com tração animal têm licença do município para realizar passeios turísticos com passageiros. O promotor público Laerte Fernando Levai, autor da ação, afirma que os animais são obrigados a puxar charretes com até seis pessoas e excesso de peso. Também afirma que os condutores usam chicotes para fustigar os animais.

Como exemplo dos maus-tratos, é citado o caso de um cavalo que desmaiou e caiu no asfalto devido ao esforço excessivo em um dia de calor. O promotor pede que as licenças sejam revogadas e que os cavalos debilitados, doentes ou idosos sejam colocados sob os cuidados de órgãos da prefeitura ou de organismos de defesa dos animais.

A prefeitura informou que vai estudar uma forma de manter os passeios turísticos com veículos sem tração animal. Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, será assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MP para que o serviço de charretes com tração animal seja extinto até o fim deste ano.

A pasta vai se reunir com os charreteiros para discutir o novo modelo. Conforme a prefeitura, é preciso que as famílias que dependem dessa atividade tenham outra forma de renda.

O passeio de charrete é um tradição centenária em Aparecida. Os turistas utilizam esse meio de transporte para conhecer as atrações da cidade. Um dos principais destinos dos charreteiros é o Porto de Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, construído no ponto exato onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. As charretes chegam até a beira do rio e os turistas aproveitam para fazer um passeio de barco. O entorno possui restaurantes, feirinha e lojas.

Publicidade