23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

SP anuncia compra de 100 milhões de seringas e agulhas para vacinação de coronavírus

Kits vão reforçar os estoques da Secretaria de Estado da Saúde e serão distribuídos aos 645 municípios de São Paulo

Por

21 de dezembro de 2020, às 14h05 • Última atualização em 21 de dezembro de 2020, às 14h24

O governador João Doria (PSDB) anunciou a compra de 100 milhões de seringas e agulhas para serem utilizadas na campanha estadual de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Elas vão reforçar os estoques da Secretaria de Estado da Saúde e serão distribuídas aos 645 municípios de São Paulo.

“São Paulo está adicionando mais 100 milhões de seringas e agulhas ao seu estoque para a vacinação contra Covid-19. Estamos ampliando o estoque para termos certeza e convicção de que nenhum insumo faltará ao estado de São Paulo, para atender a população na vacinação que começa no dia 25 de janeiro. Todos os insumos serão distribuídos nos 645 municípios do Estado”, disse Doria.

A Secretaria de Estado da Saúde dividiu as compras em 27 pregões, realizados entre 18 e 23 de dezembro. Cada pregão prevê a aquisição de 2 milhões de unidades de seringas de 1 e de 3 ml e três tipos de agulhas.

No início do mês, o Governo de São Paulo tentou realizar a compra de 50 milhões de unidades, mas o pregão não teve sucesso.

Segundo o governo, os primeiros pregões foram abertos na sexta-feira e a Secretaria de Saúde já garantiu a aquisição de 2 milhões dos insumos. Nesta segunda, terão sequência as compras e as empresas interessadas podem acessar o site da Bolsa Eletrônica de Compras de SP.

As empresas vencedoras poderão entregar os insumos até julho, de acordo com a definição de cada um dos pregões.

O fornecimento de agulhas e seringas é mais um ponto de disputa com o governo federal, que abriu processo para a compra de 300 milhões de kits.

Segundo a Secretaria de Saúde, para a primeira fase de vacinação já há seringas e agulhas disponíveis. Na primeira etapa, está prevista a imunização de nove milhões de pessoas dos grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, moradores de casas asilares, indígenas e quilombolas.

“Não há risco de desabastecimento em São Paulo, estamos comprando mais para garantir com larga margem para a vacinação contra Covid-19 e outros programas de imunização. Aprendi com os médicos que seringa e agulha tem duração de 5 anos, é uma longa vida para produto que pode ser estocado”, garantiu Doria.

O Governo de São Paulo já havia adquirido, neste segundo semestre de 2020, outras 21 milhões de seringas e agulhas para as vacinações de rotina do ano, contando com uma reserva estratégica de 11 milhões para a imunização do novo coronavírus. Estes insumos foram distribuídos para os 27 Grupos de Vigilância Epidemiológica localizados em todas as regiões.

Publicidade