16 de janeiro de 2021 Atualizado 11:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Cotidiano

Se vacinação nacional começar em fevereiro, início em SP será dia 25, afirma Gorinchteyn

Segundo secretário estadual de Saúde, o governo paulista não irá esperar o governo federal para dar início à imunização

Por Agência Estado

08 jan 2021 às 13:49 • Última atualização 08 jan 2021 às 14:26

Gorinchteyn também comemorou a decisão do Ministério da Saúde de incluir Coronavac no Programa Nacional de Imunização - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, afirmou nesta sexta-feira (8) que, caso o governo federal mantenha prazo para início da vacinação nacional contra a Covid-19 para a partir de fevereiro ou março, o Estado não vai esperar e começará a imunização da população paulista a partir da data prevista em plano estadual, no dia 25 de janeiro. Se houver uma antecipação do Estado, o secretário afirmou que ainda assim vai seguir integralmente contrato com o Ministério da Saúde por 46 milhões de doses da Coronavac. “Seguiremos a proporcionalidade do contrato”, disse.

Gorinchteyn disse também comemorar decisão do Ministério da Saúde de incluir a vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, no Programa Nacional de Imunização. “Estamos muito felizes”, disse. “O plano estadual está mantido e acoplado ao programa nacional de vacinação”, afirmou.

Durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse cumprimentar decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que, na manhã desta sexta-feira, deferiu medida cautelar impedindo que o governo federal requisite para uso do Ministério da Saúde seringas e agulhas compradas pelo governo estadual, destinados à execução do plano estadual de imunização.

Segundo Gorinchteyn, São Paulo vai colaborar com outros Estados com o fornecimento dos materiais caso seja necessário.

Publicidade