18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

OMS diz que não há evidência de que 4ª dose de vacina será necessária para todos

Diretora do departamento de imunização também apontou que não há evidência da necessidade de dose adicional em crianças

Por Agência Estado

21 de janeiro de 2022, às 12h02 • Última atualização em 21 de janeiro de 2022, às 14h10

A diretora do Departamento de Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), a médica Kate O’Brien, afirmou que ainda não há evidências de que a quarta dose da vacina contra a covid-19 será necessária para todos. Segundo ela, também ainda não há evidência da necessidade de dose adicional em crianças de 5 a 11 anos.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira na qual foi divulgado um roteiro para priorizar o uso de vacinas, O’Brien destacou que os países devem primeiro atingir altas taxas de cobertura entre os grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde, antes de oferecer dose adicional aos outros grupos. “Sabemos que algumas pessoas de alta prioridade têm que tomar três doses e uma adicional”, afirmou.

Ela destacou que a oferta de vacina deve ser suficiente para a maioria dos países de 2022, mas o desafio é fazer com que elas cheguem igualmente a todos as nações. “Temos países com menos de 10% de cobertura”, destacou.

Sobre a Ômicron, a diretora afirmou que ainda não há uma vacina específica para a variante, mas a OMS irá acompanhar o desenvolvimento da mesma pelas fabricantes.

Publicidade