19 de abril de 2024 Atualizado 15:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Novartis encerra estudo sobre hidroxicloroquina por falta de voluntários

Farmacêutica suíça afirma que problemas para encontrar voluntários impediram coleta de dados confiáveis em período razoável de tempo

Por Agência Estado

20 de junho de 2020, às 10h46 • Última atualização em 20 de junho de 2020, às 14h08

A farmacêutica suíça Novartis encerrou um estudo sobre o uso da hidroxicloroquina como tratamento para a Covid-19 citando “desafios” no recrutamento de voluntários. Segundo a empresa, a falta de inscritos comprometeu a verificabilidade dos resultados.

Os problemas para encontrar voluntários dispostos a se submeter aos testes impediram a coleta de dados confiáveis em um período razoável de tempo para determinar se a substância, utilizada no tratamento contra a malária, é ou não efetiva no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

“Não foram reportados problemas de segurança, e não há conclusões sobre a eficiência do medicamento”, escreveu a farmacêutica. Mesmo com o fim dos estudos próprios, a Novartis continuará fornecendo o medicamento a pesquisas em andamento, bem como sob pedidos governamentais “quando apropriado”.

“Os pesquisadores da Novartis continuam a monitorar as orientações das autoridades de saúde em estudos sobre o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, bem como a decisão da US Food and Drug Administration (FDA) de retirar a autorização de emergência para o uso da substância no tratamento à Covid-19”, afirma ainda o texto.

A companhia diz que estudos sobre a eficácia contra a doença de outras substâncias que comercializa continuam, assim como o apoio às pesquisas por uma potencial vacina.

Publicidade