28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

MPs abrem operação contra grupo investigado por transmitir HIV intencionalmente

Com apoio da Polícia Militar, os promotores cumpriram 12 mandados de busca e apreensão

Por Agência Estado

07 de abril de 2021, às 13h56 • Última atualização em 07 de abril de 2021, às 14h10

Por enquanto, a ferramenta está em testes apenas no Android - Foto: Pixabay

Os Ministérios Públicos de São Paulo e do Rio de Janeiro abriram nesta quarta-feira, 7, a Operação Antivírus contra uma organização criminosa suspeita de transmitir intencionalmente o vírus HIV. Com apoio da Polícia Militar, os promotores cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em municípios paulistas e na cidade do Rio de Janeiro.

“O Clube do Carimbo chegou a contar com mais de 120 integrantes em pelo menos, quatro Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco)”, afirma o MP de São Paulo. Os investigadores chegaram a 12 integrantes do grupo, que são alvos da operação aberta nesta quarta. A identificação foi possível a partir de dados encaminhados pelo grupo que controla o WhatsApp após ordem judicial.

O material apreendido, incluindo os aparelhos celulares dos investigados, será, agora, submetido à perícia para aprofundar a investigação sobre a exata dimensão do “Clube do Carimbo”.

A investigação, tocada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo CyberGaeco, identificou centenas de pessoas reunidas em grupo no WhatsApp, chamado “Clube do Carimbo”, para estimular a transmissão intencional do vírus a terceiros. Entre as estratégias sugeridas estavam a danificação de preservativos usados nas relações sexuais e a omissão da condição de portadores do vírus, segundo informou a Promotoria.

Publicidade