08 de agosto de 2020 Atualizado 17:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Cotidiano

Lei dá prioridade a profissionais essenciais na realização de testes de Covid-19

Prioridade será assegurada aos profissionais em contato direto com portadores ou possíveis portadores

Por Agência Estado

09 jul 2020 às 12:59 • Última atualização 09 jul 2020 às 16:23

O Diário Oficial da União (DOU) publica lei que dá prioridade na realização de teste de Covid-19 aos profissionais considerados essenciais para o controle de doenças e a manutenção da ordem pública durante a pandemia. O texto foi sancionado sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. A prioridade será assegurada aos profissionais que estiverem em contato direto com portadores ou possíveis portadores do novo coronavírus.

A lista de profissionais essenciais trazidos na lei abrange médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, policiais, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, profissionais de limpeza, psicólogos, coveiros, cuidadores de idosos, trabalhadores da cadeia de produção de alimentos e bebidas, entre outros.

A lei estabelece que, durante a pandemia, o poder público e os empregadores ou contratantes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais essenciais, o que inclui o fornecimento gratuito dos equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Anvisa.