28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil

Incêndio na zona norte de SP atinge galpões de duas escolas de sambas

Por Agência Estado

14 de outubro de 2019, às 21h02 • Última atualização em 14 de outubro de 2019, às 21h27

Um incêndio de grandes proporções atingiu barracões de escolas de samba na Avenida Otto Baumgart, na zona norte de São Paulo, no início da noite desta segunda-feira, 14. Não houve vítimas graves, mas ao menos três pessoas tiveram de receber atendimento após inalar fumaça.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 18 horas e destruiu o barracão da Independente Tricolor. Vizinho, o galpão da Leandro de Itaquera também foi atingido, com menor gravidade.

“A gente teve um galpão destruído. Parte da estrutura, principalmente as vigas que sustentam a cobertura, também foi destruída”, disse o tenente Anderson Luiz Silva, dos Bombeiros, sobre o barracão da Independente. “Tudo que tinha dentro foi queimado, (ficou) inutilizável.”

Já o galpão da Leandro de Itaquera, embora tenho sido atingido pela chama e pelo calor, “não teve abalo de estrutura” e “nem quantidade significativa de objetos destruídos”, segundo Silva. As áreas foram isoladas e vão passar por análise da Defesa Civil.

Uma mulher de 20 anos, que não quis se identificar, estava em um galpão vizinho e afirma que o incêndio começou de repente. “A gente viu a fumaça e saiu todo mundo correndo para tentar apagar o fogo”, diz. “Todo mundo se juntou. Não é porque não é minha escola que eu não iria ajudar.”

Dezesseis viaturas e cerca de 40 bombeiros trabalharam por mais de uma hora para controlar as chamas. O local reúne mais de 20 galpões e o fogo teria começado em uma unidade no centro do espaço.

“Nosso trabalho foi controlar para que o fogo não se espalhasse para os outros galpões”, afirma Silva. Segundo o bombeiro, no local havia carros alegóricos, ferramentas e materiais como tinta, solventes e botijões de gás.

As causas do incêndio serão investigadas. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de SP, Paulo Sérgio Ferreira, diz não saber a origem do incêndio. “A gente chegou e estava aquela labareda de fogo. Estamos acompanhando o trabalho dos Bombeiros”, diz.

Segundo afirma, o espaço pertence à Prefeitura mas está concedido para a Liga. A estrutura é formada por 20 galpões destinados a escolas de samba dos grupos de acesso 1 e 2.

Ferreira diz que o local é alvo de furtos constantes. “Tem hidrante, tem tudo nos barracões”, afirma. “Só alguns reparos que estavam sendo feitos, como a reposição de bicos de mangueira que são furtados.”

Ainda de acordo com presidente da Liga, o incêndio não deve prejudicar os desfiles de 2020. “A gente vai dar todo suporte para as escolas, mas podem ter certeza de que o carnaval vai ser gigante.”

Publicidade