28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Incêndio atinge hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio

Por Agência Estado

27 de outubro de 2020, às 12h12 • Última atualização em 27 de outubro de 2020, às 12h38

Cerca de 200 pacientes estão sendo removidos do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, que teve um princípio de incêndio na manhã desta terça-feira, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio já está controlado. Ainda não há informações sobre eventuais feridos em função do incidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h50 e estão no local com equipes de cinco quartéis diferentes. O fogo teria começado no prédio 1 da unidade, no qual se localizam as enfermarias.

Os pacientes estão sendo transferidos para outras alas do próprio hospital, mas alguns estão sendo levados a outras unidades de saúde do Rio. Caso haja necessidade, não está descartada a reabertura do Hospital de Campanha do Riocentro, que serviu para tratar pacientes com covid-19 durante o momento mais crítico da pandemia, para receber os internados.

Apesar de controlado, ainda havia, por volta das 12h, intensa quantidade de fumaça saindo de prédios e os bombeiros atuavam no trabalho de rescaldo. Doze ambulâncias da própria corporação estão de prontidão para o caso de haver a necessidade de uma transferência em massa.

O incêndio começou no subsolo do Prédio 1 e se alastrou pelo almoxarifado. O mesmo edifício concentra ainda a enfermarias e salas de raio-X. Bombeiros de dez quartéis foram mobilizados, além do Grupamento Tático de Suprimento de Água para Incêndios (GTSAI).

O Hospital de Bonsucesso é considerado o principal dos seis federais do Rio. No início da pandemia, chegou a receber a visita do ex-ministro da Saúde Nelson Teich. A unidade fica em posição estratégica, na Avenida Brasil, o que facilita o atendimento a pacientes de outros municípios, como os da Baixada Fluminense.

Referência em serviços de média e alta complexidade, o hospital faz cerca de 15 mil consultas ambulatoriais todo mês, além de 1.300 internações, 1.200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem.

Publicidade