20 de janeiro de 2022 Atualizado 19:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mobilidade urbana

Governo paulista lança em março edital do Trem Intercidades

Obra deve ganhar extensão até Americana em um segundo momento

Por Rodrigo Alonso

12 jan 2022 às 09:30 • Última atualização 12 jan 2022 às 13:34

O governo estadual vai lançar em março o edital para implantação, operação e manutenção do TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte. O investimento previsto para o trecho entre São Paulo e Campinas é de R$ 8,5 bilhões.

As informações são da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Só num segundo momento a empresa ganhadora da licitação deverá fazer a obra da extensão que chegará até Americana.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), que tem acompanhado os trâmites do projeto, empresas de países como Espanha, China, Japão e França possuem interesse em ter a concessão do Trem Intercidades.

“São países que eu cheguei a conhecer, alguns deles, que têm muito interesse em fazer investimentos no Brasil nessa área ferroviária. É muito provável que vai ser uma luta muito ferrenha de grandes empresas que vão participar”, disse.

O parlamentar acredita que as obras podem começar ainda neste ano. “Não tenha dúvida de que, se estiver tudo certo, se o edital sair mesmo em março e se, em três meses, já tivermos uma empresa ganhadora, neste ano já começam a pensar em coisas operacionais”, afirmou.

Ele ainda destacou a relevância do TIC, projeto que foi anunciado em 2012 pelo então governador Geraldo Alckmin. “É um projeto muitíssimo caro, mas é um projeto necessário. É o primeiro movimento do Brasil de transporte de passageiros sobre trilhos”.

Publicidade