22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

Governo de SP lança campanha para incentivar vacinação contra coronavírus

Vídeo institucional reforça a importância da vacinação contra Covid-19, que começou a ser aplicada neste domingo em profissionais da saúde

Por Marina Zanaki

18 de janeiro de 2021, às 17h52 • Última atualização em 18 de janeiro de 2021, às 17h53

Com o objetivo de incentivar a população a se vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19), o Governo de São Paulo lançou uma campanha neste domingo (17).

O vídeo de um minuto enfatiza a importância da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science, e busca conscientizar a população quanto à vacinação.

A peça traz palavras de incentivo como: “a vacina do Butantan não é só a vacina que vence o coronavírus. É vacina que vence a incerteza, que traz de volta a esperança”. No fim ela reforça que a vacina é de todos: “É do Butantan. É de São Paulo. É do Brasil”.

A peça publicitária, que teve um investimento de R$ 12 milhões, será veiculada até o dia 31 de janeiro em todo Estado, nos principais canais de TV aberta, rádios, revistas e redes sociais.

A campanha foi veiculada no dia que se iniciou a vacinação no Brasil. Ela é uma estratégia do governo no combate às notícias falsas sobre a vacina e xenofobia contra a origem chinesa do imunizante.

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o cantor MC Fioti – Foto: Reprodução

Trilha sonora
Outra estratégia publicitária para vencer uma possível resistência à vacina ligada às notícias falsas foi a gravação de um clipe do Mc Fioti no Instituto Butantan. No sábado, o cantor esteve no instituto para as gravações de uma nova versão da música “Bum bum tam tam”.

Lançado em 2017 pelo cantor, o hit viralizou nas últimas semanas com as notícias sobre a Coronavac, batendo 1,6 bilhão de visualizações. O novo clipe gravado pelo cantor será divulgado em breve no YouTube.

Outro país que também enfrenta uma onda de negacionismo à ciência que ameaça a campanha de vacinação contra o coronavírus, a Indonésia colocou influencers digitais entre os grupos prioritários para receber o imunizante. A estratégia tenta incentivar a população a aderir à vacinação.

Campanha
A vacinação contra o coronavírus teve início neste domingo, horas após a autorização emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No primeiro dia, profissionais de saúde de hospitais de referência no combate à pandemia e integrantes de populações indígenas começaram a ser vacinados em uma sala dedicada do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Nesta segunda-feira, teve início a vacinação no interior. Uma técnica de enfermagem da Unicamp foi a primeira vacinada na região.

Publicidade