Febraban tira dúvidas sobre a prorrogação de vencimentos de dívidas

Branco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander irão prorrogar pagamento de dívidas que os clientes têm com as instituições


Com o objetivo de estimular a economia e amenizar os efeitos negativos do coronavírus (Covid-19) no emprego e na renda, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou que os cinco maiores associados – Branco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander – estão abertos e comprometidos a atender pedidos de prorrogação, por até 60 dias, vencimentos de dívidas.

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A medida é válida tanto para clientes pessoas físicas quanto micro e pequenas empresas, para contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

No site oficial, a Febraban divulgou uma série com perguntas e respostas relacionadas ao tema. Confira:

Como solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?

Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.

É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?

Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.

A prorrogação de dívidas é automática?
Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias.

A medida vale para quais bancos?

A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.

As medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas?

Valem para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Para mais informações, o cliente deve entrar em contato com o seu banco.

A medida vale para boletos de consumo?

Não, a medida não inclui boletos de consumo geral – água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.

Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros?

Cada banco irá estabelecer seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma individual.

Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?
O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.

A Febraban também divulgou um informativo com o objetivo de proporcionar maior agilidade e eficiência na utilização de canais de atendimento dos bancos, incluindo a função de cada um e como utilizá-los.

Dentre os canais digitais estão Internet Banking e aplicativos bancários, capazes de realizar quase todas as operações bancárias. O ideal é verificar com o banco o procedimento para cadastrar uma senha de acesso aos serviços.

Já os canais eletrônicos podem ser utilizados para serviços transacionais, como a conferência de saldos e extratos, realização de pagamentos, resgates, transferências e outras transações, além da possibilidade de tirar dúvidas. Confira aqui a lista completa de telefones dos bancos.

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