15 de julho de 2024 Atualizado 10:18

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Facções criminosas do Brasil podem ter chegado a Portugal, afirma Lewandowski

Por Agência Estado

05 de julho de 2024, às 08h21 • Última atualização em 05 de julho de 2024, às 09h03

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que é possível que membros de facções criminosas do Brasil tenham chegado a Portugal. A declaração ocorreu nesta quinta-feira, 4, em entrevista coletiva a jornalista na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa (PT). “Todos os países enfrentam a criminalidade organizada, é possível que alguns integrantes de facções criminosas tenham vindo para Portugal, até pela facilidade da língua e acolhida tradicional que Portugal dá aos brasileiros”, declarou.

O ministro não citou diretamente o Primeiro Comando da Capital (PCC), porém contou estar atento ao fenômeno e revelou que a Polícia Federal Especial está colaborando com as autoridades portuguesas.

Ele relatou que o Brasil não produz drogas, mas “lamentavelmente” é um “corredor de exportação de drogas” que chegam de outros países da América do Sul, além das opções sintéticas, que vêm dos Estados Unidos e da Europa. “De certa maneira encontram um canal de trânsito aqui por países amigos” pontua.

Publicidade