08 de março de 2021 Atualizado 11:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plataforma

Explicaê oferece aulas preparatórias para Enem e vestibular

Plataforma online disponibiliza gratuitamente videoaulas e apostilas com conteúdo aprofundado e exercícios

Por Governo do Estado de São Paulo

05 jul 2020 às 11:34 • Última atualização 05 jul 2020 às 11:35

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além das aulas remotas pelo Centro de Mídias SP (CMSP), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) também firmou parcerias com empresas que desenvolvem plataformas educativas para oferecer conteúdo gratuito aos alunos da rede estadual.

Conteúdo está disponível de forma gratuita – Foto: Reprodução

Uma dessas parceiras é a startup Explicaê, que oferecerá gratuitamente, até o fim do ano, aulas e exercícios preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a vestibulares para professores e alunos. A plataforma online disponibiliza videoaulas e apostilas com conteúdo aprofundado e exercícios.

Tudo é organizado por matérias, que são separadas por cores que representam as áreas de conhecimento, e em cada apostila da disciplina os conteúdos do Ensino Médio também são organizados por tema.

Dentro do Explicaê, as aulas são separadas em vídeos curtos para que o aluno veja a sua evolução e não sejam cansativas. No fim de cada atividade, os estudantes também podem avaliar a aula assistida e encaminhar sugestões. Nos exercícios, se o aluno errar a resposta, a plataforma automaticamente sugere conteúdos para que ele possa estudar melhor o tema.

Manual
O acesso para a rede estadual pode ser feito gratuitamente pela internet. Na tela inicial também é possível obter um manual de usuário, ao clicar em “Baixar Manual de Uso”. Além disso, outras dúvidas podem ser solucionadas por chat ou e-mail, com clique no balãozinho no canto direito inferior ou pelas redes sociais do Explicaê.

Para realizar o login, professores devem utilizar o e-mail institucional Microsoft e a senha inicial será o CPF (somente os números). Alunos devem utilizar o RA como usuário (sem os zeros a esquerda e somente os números com SP no final. Exemplo: Se o RA do estudante é 000108643106-2/SP, o login será: 1086431062SP).

A data de aniversário será a senha inicial (devem ser utilizados dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano – exemplo: se a data de aniversário for 15/06/2005, a senha será: 15062005).

Publicidade