Estão abertas as inscrições para o 49° Concurso Internacional de Cartas

Evento é promovido pela União Postal Universal e apoiado pelos Correios; haverá premiações e as inscrições se encerram em 20 de março


Estão abertas as inscrições para o 49° Concurso Internacional de Cartas, com o tema “Escreva uma mensagem para um adulto sobre o mundo em que vivemos”. O evento é promovido pela UPU (União Postal Universal) e apoiado pelos Correios, tendo o objetivo e incentivar jovens e crianças a estimularem sua criatividade por meio da escrita.  As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de março.

Foto: Divulgação / Correios
As inscrições são feitas pelo site dos Correios

Para participar, são estabelecidas diversas diretrizes que podem ser consultadas no site dos Correios, mas as principais exigências são: inscrições dos competidores feitas exclusivamente pelas escolas públicas ou privadas, aluno com idade máxima 15 anos e a redação precisa ser manuscrita, com o limite de 800 palavras.

O Brasil têm se destacado nas edições anteriores do evento e é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

No ano passado, por exemplo, o estudante de Caçapava (SP) Samuel Silva de Almeida Raimundo foi o vencedor regional da 48ª edição do concurso. Samuel também conquistou o terceiro lugar no ranking nacional, ao concorrer com todos os vencedores das etapas regionais do Brasil.

Para a coordenadora do concurso no interior de São Paulo, Sheyla de Brito Belíssimo, os resultados são frutos do empenho das escolas na participação do concurso. “Os Correios sempre buscam estimular a prática da criatividade por meio da escrita e as escolas têm abraçado esse projeto”, afirma.

O tema, segundo Sheyla, vem pré-definido pela UPU. “A importância desse tema é entender como crianças a adolescentes veem o mundo e eles aprendem a importância da comunicação entre as pessoas do mundo em que vivemos”, enalteceu.

Premiação

O primeiro colocado em cada Estado e sua respectiva escola receberão prêmios em dinheiro e participarão na fase nacional da disputa. Nesta segunda fase, também serão premiados os três melhores colocados. Além de troféu, os vencedores recebem certificado e prêmios de até R$ 10 mil.

O primeiro lugar nacional representa o Brasil na etapa internacional. O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site dos Correios. As inscrições se encerram no dia 20 de março.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora