28 de março de 2024 Atualizado 18:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Especialista diz que aumento no uso de internet pode prejudicar padrão de serviços

Isolamento social em função da pandemia de coronavírus leva a um aumento substancial no uso, que pode prejudicar velocidade e disponibilidade de rede

Por Isabella Holouka

27 de março de 2020, às 11h19 • Última atualização em 27 de março de 2020, às 11h23

As novas práticas de isolamento social em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), como o trabalho em modelo home office praticado por órgãos do governo e empresas, o EAD (Ensino à Distância), e outras atividades de lazer, levam a um aumento substancial no uso, que pode prejudicar velocidade e disponibilidade de rede, bem como queda no padrão de serviços.

Sobre este assunto, o Liberal No Ar, programa das emissoras de rádio do Grupo Liberal, Gold (FM 94.7) e Você (AM 580), conversou com Vivaldo José Breternitz, professor de Planejamento Estratégico e Sistemas Integrados de Gestão, da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

{{1}}

Com relação à queda no padrão de serviços, ele explicou que alguns sintomas são demora no carregamento de páginas, congelamento de imagens em serviços de streaming ou transmissões com vídeo. Ele também comentou a solicitação da União Europeia às plataformas que disponibilizam conteúdos digitais que passem a utilizar o modo standard, e não HD (alta definição), como forma de diminuir o volume de tráfego.

“As empresas que distribuem conteúdo tem condições de alterar os padrões de tráfego, fazendo com que o volume de dados na rede seja menor, consequentemente tornando esse cenário de paralisação de serviços públicos mais remoto”, opinou.

Publicidade