20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Doria anuncia 4ª dose para idosos acima de 80 anos a partir de segunda-feira

Governador reforçou que é necessário o intervalo mínimo de quatro meses em relação à aplicação da terceira dose

Por Marina Zanaki

16 de março de 2022, às 13h17 • Última atualização em 16 de março de 2022, às 17h56

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (16) que idosos com mais de 80 anos vão começar a receber a quarta dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) a partir de segunda-feira (21). O requisito é ter recebido a terceira dose há mais de quatro meses. Até então, apenas pessoas com problemas no sistema imunológico, os chamados imunossuprimidos, estavam recebendo a quarta dose.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Esse novo reforço na imunização das pessoas com mais de 80 anos é uma recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado. O grupo levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021. O LIBERAL mostrou em fevereiro que mais da metade das mortes por Covid este ano em Americana foi entre pessoas com mais de 80 anos.

“É uma população que adere muito rapidamente à vacina, então aguardamos todos. Temos as vacinas disponíveis, e todas as vacinas estão disponíveis. Lembrando que com a Ômicron tivemos um pequeno aumento na mortalidade desse grupo e precisamos, por conta disso, vacinar e fazer a quarta dose”, disse a coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

No Estado de São Paulo, cerca de 900 mil pessoas fazem parte dessa faixa etária. Para a quarta dose, serão aplicadas todas as vacinas contra o vírus disponíveis no Estado: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

“A ampliação da campanha de vacinação é uma importante decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a confiança e o amparo do Comitê Científico avançamos para a quarta dose. A recomendação é que todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa”, afirmou Doria.

REGIÃO 

A Prefeitura de Americana disse que a vacinação terá início após o recebimento do lote específico de vacina de quarta dose aos idosos. As administrações de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia informaram que aguardam o documento técnico da Secretaria de Estado da Saúde com orientações sobre as estratégias a serem adotadas nesta nova etapa da vacinação. Nova Odessa não respondeu.

Publicidade