19 de abril de 2024 Atualizado 18:34

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Digital

Detran.SP adiciona três novos serviços na plataforma digital

Pelo site, agora é possível realizar alteração de dados, inclusão do EAR e mudança ou adição de categoria na CNH

Por

26 de outubro de 2020, às 09h50 • Última atualização em 26 de outubro de 2020, às 09h53

Três novos serviços foram liberados nos canais digitais do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), através da plataforma Poupatempo. São eles: alteração de dados, inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e mudança ou adição de categoria.

De acordo com o Departamento, o mecanismo é simples e o próprio cidadão pode solicitar online seguindo as orientações disponíveis na plataforma.

Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital, fazer o login, selecionar a opção desejada e preencher os dados solicitados no formulário.

Confira a relação dos novos serviços disponibilizados pelo Detran.SP:

Mudança ou adição de categoria
O condutor habilitado que deseja realizar a mudança da categoria deve ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), ter a CNH com foto em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. 

O motorista habilitado na categoria B, C ou D que deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica, como as categorias C, D ou E, deve solicitar a mudança ou adição.

O próximo passo é a realização do exame médico de aptidão física e mental, além do exame toxicológico. Após considerado apto pelo médico e psicólogo é necessário que se matricule em um CFC (Centro de Formação de Condutores) credenciado que ofereça o curso prático para o veículo desejado, levando todos os documentos solicitados.

Depois da conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático. A prova prática só será aplicada após pagamento da taxa no local, com dia e horário marcados. Em caso de aprovação, a taxa de emissão da CNH deverá ser paga para que o documento possa ser retirado.

Alteração de Dados
É possível realizar a mudança de endereço, desde que seja dentro do mesmo município; alteração do nome dos pais e RG; e incluir atividade remunerada e rebaixamento de categoria.

Inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada)
Para exercer atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, além de realizar o exame médico, o cidadão deverá passar por avaliação psicológica com um profissional credenciado.

O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação “Exerce atividade remunerada”, deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

Serviços online
O Detran-SP oferece mais de 60 serviços digitais. Podem ser feitos o levantamento de pontos da CNH, transferência, venda e registro de veículos, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, renovação e solicitação da CNH digital, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros.

Publicidade