28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Detentas do rio vão costurar 30 mil máscaras para doar na luta contra a covid-19

Por Agência Estado

28 de março de 2020, às 21h50 • Última atualização em 29 de março de 2020, às 10h43

Detentas da penitenciária Talavera Bruce, em Bangu (zona oeste do Rio), vão confeccionar cerca de 30 mil máscaras de proteção na luta contra a covid-19, segundo informou neste sábado o governo do Rio. As máscaras serão destinadas aos agentes da área de segurança do Estado. O governo pretende ampliar a produção para atender outros profissionais, como os da rede pública de saúde.

Pelo trabalho, as detentas – que atuam no setor de costura – terão redução da pena, conforme prevê a lei: a cada três dias de trabalho, um dia é descontado da pena. A ação resulta da parceria entre as secretarias estaduais de Trabalho e Renda e de Administração Penitenciária com a Fundação Santa Cabrini, que atua na gestão da mão de obra prisional.

Segundo a diretora da penitenciária, Silvana Silvino, ainda não é possível calcular o tempo necessário para a confecção da quantidade de máscaras, tendo em vista que o tecido necessário nunca foi utilizado nas peças produzidas por elas rotineiramente. Durante o próximo fim de semana, cerca de 20 detentas vão trabalhar exclusivamente na feitura das máscaras.

Novas ações estão sendo estudadas para ampliar o número de presas nesse trabalho, além de planos para aquisição do material necessário. “Precisamos pensar em soluções alternativas para conter os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou o governador Wilson Witzel (PSC).

Publicidade