20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Cremesp cria canal exclusivo para orientar médicos durante a pandemia

Hotsite oferece conteúdo sobre o novo coronavírus (Covid-19) e diversas dicas para facilitar a rotina médica

Por Da Redação

27 de março de 2020, às 17h31

Para auxiliar a atuação médica durante a pandemia de coronavírus, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo criou um hotsite com diversas recomendações aos médicos durante o período da pandemia, com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), entre outras instituições de saúde.

Neste novo canal “covid-19.cremesp.org.br“(sem www), os médicos podem tirar dúvidas sobre os mais variados procedimentos a serem adotados para o combate à doença, com acesso a informações úteis sobre estratégias de atendimento.

Entre as informações disponíveis, estão a realização ou não de consultas, exames e cirurgias eletivos; prescrição para pacientes em isolamento domiciliar, assim como atestado médico para pessoas que tiveram contato com os mesmos; medidas de antissepsia; assistência em UTIs; tratamentos experimentais; equipamentos de proteção individual (EPIs); e preenchimento de Declarações de Óbito.

Foto: Divulgação
Novo hotsite do Cremesp tem o objetivo de orientar o médico no combate ao novo coronavírus

Também estão disponíveis informações relacionadas a questões éticas, sobre procedimentos necessários para a atuação de médicos ligados a grupos de risco e para aqueles que atuam na linha de frente e venham a apresentar sintomas da doença, com recomendações sobre direitos e deveres do médico durante o atendimento.

O hotsite oferece ainda acesso gratuito a material de apoio sobre literatura médica – com conteúdo atualizado sobre a Covid-19, incluindo, por exemplo, artigos divulgados pelo New England Journal of Medicine, compilações das mais recentes evidências científicas publicadas pela plataforma UpToDate e referências sobre achados radiológicos da infecção, publicadas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, além de posts com orientações sobre a pandemia, divulgados no Instagram do Cremesp.

Complementando os serviços oferecidos pelo novo hotsite do Cremesp, foi criada uma seção de vídeos com orientações sobre procedimentos médicos.

Para auxiliar médicos em suas rotinas, há também informações sobre como alugar um carro, sem custo, por meio de uma ação em parceria com a startup Turbi, além de orientações atualizadas do Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, Comissão Nacional de Residência Médica e Sociedades de Especialidades, entre outros, assim como links úteis para informação médica validada por entidades internacionais, como os da OMS, FDA, CDC etc.

Além disso, o novo hotsite permite o compartilhamento de dúvidas entre médicos, possibilitando atualizações para mais profissionais ao mesmo tempo. Para facilitar o contato do médico e o esclarecimento de dúvidas, foram inseridos no hotsite formulários para perguntas e respostas, que serão compiladas e compartilhadas na própria página.

Também foram abertos dois canais de comunicação para que o médico possa tirar dúvidas pontuais sobre o atendimento. São eles: Whatsapp 98286-3722, número destinado apenas para o envio de mensagens; e o email: covid-19@cremesp.org.br. As respostas para as dúvidas encaminhadas a estes dois canais também serão disponibilizadas no site.

*As informações são da assessoria de comunicação do Cremesp.

Publicidade