18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Coordenador aponta para o risco de esgotamento dos leitos de UTI em SP

Entre os motivos para o avanço da doença, Menezes citou aglomerações que ocorreram há cerca de 10 dias, mas ressaltou que pode haver influência de outros fatores

Por Agência Estado

24 de fevereiro de 2021, às 13h26 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2021, às 14h47

O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 no Estado de São Paulo, Paulo Menezes, afirmou que o comitê está “preocupado” com o alta de novas internações de pacientes com a Covid-19 e disse que, caso se mantenham as atuais taxas, a expectativa é de que os leitos de UTI disponíveis no Estado sejam esgotados em até 3 semanas.

“O Estado de São Paulo ainda tem um número considerável de leitos disponíveis, mas se nós olhamos para o futuro, nós temos uma previsão bastante preocupante que é de poder esgotar os recursos de leitos de UTI em aproximadamente 3 semanas”, afirmou Menezes. “Temos vistos situações de mudança muito rápida de situação, regiões ou municípios que estavam relativamente, se eu posso dizer, confortáveis em termos de índices, de indicadores da pandemia e de disponibilidade de leitos, e que rapidamente – em uma, duas semanas – viram a situação mudar e hoje passam por uma situação bastante dramática”, completou.

Entre os motivos para o avanço da doença, Menezes citou aglomerações que ocorreram há cerca de 10 dias, mas ressaltou que pode haver influência de outros fatores. Afirmou que as autoridades estão discutindo bastante a questão da introdução de variantes do Sars-Cov-2

Nesta quarta-feira (24), o governo estadual decretou toque de restrição, das 23h às 5h, a partir de sexta-feira (26), como forma de conter o avanço da doença. Segundo Menezes, as medidas visam coibir aglomerações noturnas e festas clandestinas, bem como de reuniões “que parecem inofensivas”. “Reuniões de 10, 15 , 20 pessoas vão até mais tarde e é onde ocorre grande transmissão do vírus em muitas situações”, disse.

Publicidade