28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Cientista liga casos de dengue à imunidade para Covid-19

Pesquisadores constataram que locais que tiveram muitos casos de dengue em 2019 e no início de 2020 tiveram menos infecções e óbitos por Covid-19

Por Agência Estado

23 de setembro de 2020, às 07h07 • Última atualização em 23 de setembro de 2020, às 23h14

Um estudo que analisou a dinâmica da Covid-19 no Brasil encontrou uma possível correlação inversa entre infecções pelo novo coronavírus e casos confirmados de dengue. Observando mapas de ocorrência das doenças, os pesquisadores constataram que locais que tiveram muitos casos de dengue em 2019 e no início de 2020 tiveram menos infecções e óbitos por Covid-19.

Segundo pesquisador, comprovada a relação, vacinas para a dengue em desenvolvimento poderiam ser usadas para o novo coronavírus – Foto: Fundação Oswaldo Cruz – Acervo

Os pesquisadores observaram as cidades que mais espalharam casos para o País – a liderança ficou com São Paulo -, as rodovias que auxiliaram na disseminação da doença e o “efeito bumerangue” causado pela infecção: capitais levando o vírus para o interior e o interior enviando pacientes infectados para as UTIs das capitais. A conta que não fechava era de como algumas localidades não estavam registrando o mesmo avanço da Covid-19, apesar desses fatores. A pesquisa está disponível no repositório de pesquisas medRxiv.

“Tentando buscar uma explicação, encontrei o mapa da dengue do Ministério da Saúde e, onde tinha demorado a chegar Covid, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná, era onde tinha muitos casos de dengue, era complementar. Encontramos correlação inversa”, explica Miguel Nicolelis, professor catedrático de neurobiologia, engenharia biomédica, neurologia e neurocirurgia da Universidade Duke, nos EUA.

Para ter um controle, o grupo fez o mesmo experimento com os casos de chikungunya, mas não encontrou relação. Então, partiu para a análise da situação da dengue em outros países. “Os dois vírus estão competindo pela mesma população de suscetíveis, mas a dengue precisa de um mosquito e Covidé transmitida de pessoa a pessoa, muito mais rápido.” Segundo o pesquisador, é possível que as pessoas que tiveram dengue tenham uma defesa parcial.

“Não fizemos testes sorológicos, mas outros pesquisadores fizeram”, observa o brasileiro. “Há um estudo de Israel com 99 amostras de dengue. No começo da pandemia, eles tiveram a ideia de testar as amostras de dengue para coronavírus e deu positivo em 22. Existem anticorpos para Covide isso apoia a nossa teoria, mas tem de fazer a validação imunológica.”

“As pessoas têm de entender que existe uma ciência de emergência, que tem de ser explorada rapidamente. Estamos fazendo este relato com dados amplos de 71 países da América Latina, Caribe, Ásia e África. (O próximo passo é) que a gente possa criar um consórcio de pesquisa rapidamente para fazer o estudo pelo Brasil afora. Temos amostras e vários especialistas na área de dengue e podemos criar um grande projeto nacional. Estamos aceitando colaborações do País inteiro, porque isso é um achado único”, afirma Nicolelis

De acordo com ele, comprovada a relação, vacinas para a dengue em desenvolvimento poderiam ser usadas para o novo coronavírus antes que o imunizante específico seja validado. Para passar para essa etapa, um projeto de pesquisa nacional, por meio de parcerias, poderia ajudar a acelerar as respostas sobre essa possível relação.

Infectologista da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, Carlos Magno Fortaleza diz que é necessário fazer um aprofundamento no estudo, pois os dados sobre dengue podem ser afetados por fatores como a subnotificação e a eliminação dos criadouros – considerando que as pessoas estão há mais tempo em casa e podem ter tido esse cuidado. E ele não descarta até coincidências. “É complicado fazer associações causais com dois fatos que podem ser coincidentes. São necessários estudos mais avançados do que a comparação.”

O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Escola de Saúde Pública de Yale, reforça a necessidade de uma análise individual para poder estabelecer algum tipo de relação. “Outras variáveis que podem confundir podem não ter sido captadas. Não tem uma análise individual, com os casos de dengue e de Covidpor região. É preciso analisar os indivíduos que tiveram dengue. Em pesquisa, a gente começa a levantar hipóteses, mas precisa dos ensaios clínicos.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade