18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Rio de Janeiro

Cariocas voltam às praias apesar de alta de casos de Covid-19 no País

Cidade do Rio de Janeiro lidera a retomada no aumento de casos e mortes por Covid-19 no País

Por Agência Estado

19 de dezembro de 2020, às 14h25 • Última atualização em 20 de dezembro de 2020, às 20h24

Mesmo com a alta no número de casos e mortes por Covid-19, os cariocas aproveitaram o dia de sol e calor para voltar às praias neste sábado, 19, embora a orla não tenha ficado cheia na parte da manhã. A dois dias do início do verão, a previsão é que a temperatura máxima chegasse a 35 graus no Rio neste sábado, segundo informe do Centro de Operações da Prefeitura.

Movimento na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, neste sábado – Foto: Daniel Resende / Futura Press / Estadão Conteúdo

No estágio atual, as regras da Prefeitura para evitar o contato social, por causa da pandemia, não incluem a proibição de permanecer na areia. No último dia 10, numa decisão para endurecer determinadas regras, a Prefeitura proibiu o estacionamento de veículos nas vagas disponíveis em toda a orla. Este é o segundo fim de semana após o endurecimento das regras.

Ainda assim, imagens aéreas da TV Globo mostraram banhistas aproveitando o sol, inclusive com uso de guarda-sol e cadeiras, nas praias da Barra da Tijuca, na zona oeste, e do Leme e Copacabana, na zona sul.

Desde o início da flexibilização das regras de restrição ao contato social, a partir de junho, cenas de praias cheias têm sido recorrentes no Rio. No auge do isolamento, a Prefeitura chegou a proibir as pessoas de permanecerem na areia. Conforme as etapas de flexibilização, liberou, em primeiro lugar, o banho de mar e, depois, a permanência na areia.

A capital fluminense tem liderado a retomada no crescimento do número de casos e mortes por Covid-19 no País. Leitos de ambulatório e de UTI estão lotados, com fila de espera para infectados pela doença.

Publicidade