02 de março de 2021 Atualizado 11:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Calendário com datas para vacinação abaixo de 80 anos é fake news

Secretaria da Saúde alerta para calendário falso que tem circulado em grupos de WhatsApp; por enquanto, não há uma data para início de vacinação desse público

Por Marina Zanaki

12 fev 2021 às 17:08 • Última atualização 12 fev 2021 às 17:09

A Secretaria de Estado da Saúde alertou que um calendário com datas para vacinação de pessoas com menos de 80 anos que tem circulado em grupos de WhatsApp é falso. Até o momento, não há uma data prevista para início da imunização desse público e a mensagem trata-se de fake news.

O calendário falso traz datas para vacinação de pessoas com menos de 75 anos até recém nascidos. Não há data para início da imunização de idosos com menos de 80 anos. Além disso, a Coronavac não está prevista para pessoas com menos de 18 anos pois não foram realizados testes nesse público. Veja no final do texto as datas corretas previstas até o momento para vacinação contra coronavírus.

O calendário falso traz datas para vacinação de pessoas com menos de 75 anos até recém nascidos – Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

“É inacreditável, diante de uma pandemia, situação tão grave, pessoas estão produzindo notícias falsas para enganar, ludibriar as pessoas, principalmente pessoas de mais idade”, lamentou o governador João Doria (PSDB).

Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn lembrou que São Paulo chegou a divulgar um calendário antes de acertar a venda de doses para o Ministério da Saúde.

“Antes de consagrar a vacina do Butantan no Programa Nacional de Imunização, tínhamos feito o Programa Estadual de Imunização. Nele constava a cronologia de várias faixas etárias, e teria celeridade muito grande porque as 46 milhões de doses estariam destinadas aos brasileiros de São Paulo”, afirmou o secretário.

“Mas isso não era o entendimento do governador João Doria, que seguindo a prerrogativa do SUS deveria disponibilizar para todos de forma equânime. Precisamos nos adequar ao Programa Nacional, então a velocidade será muito menor. Não sigam essas orientações, trata-se de notícia falsa, fake news”, finalizou Jean.

Calendário oficial
Os idosos acima de 85 anos já estão sendo vacinados, e a faixa a partir dos 80 anos deve começar no dia 1° de março.

Na região, as doses enviadas até o momento foram suficientes para iniciar a vacinação desse público acima de 80 anos em Nova Odessa, que já iniciou, e em Sumaré, que começa na segunda-feira. Veja o calendário oficial:

  • Acima de 90 anos: 8 de fevereiro
  • Acima de 85 anos: 12 de fevereiro
  • Acima de 80 anos: 1° de março

Publicidade