19 de abril de 2024 Atualizado 19:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Butantan solicita à Anvisa uso emergencial de mais 4,8 mi de doses de vacina

Pedido foi feito para as doses que serão da Coronavac envasadas no Brasil, segundo governo do Estado

Por Agência Estado

18 de janeiro de 2021, às 14h33 • Última atualização em 18 de janeiro de 2021, às 15h48

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o Instituto Butantan solicitou na manhã desta segunda-feira à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma autorização para o uso emergencial de um segundo lote de 4,8 milhões de doses de vacina Coronavac. Essas doses serão envasadas no Brasil.

De acordo com o governador, a autorização para o uso emergencial que a Anvisa concedeu no domingo dizia respeito exclusivamente ao lote de 6 milhões de doses da vacina que chegaram prontas da China.

Vacina Coronavac: novo pedido de uso emergencial – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Segundo ele, todas as doses já foram distribuídas ao Ministério da Saúde, e a cota que cabia a São Paulo foi mantida com o Estado.

“Nós estamos seguros de que a análise será feita pela Anvisa com o mesmo critério, mesmo cuidado, e mesma agilidade com que ontem liberaram as 6 milhões de doses da vacina do Butantan, a vacina do Brasil” concluiu.

Segundo o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o pedido de autorização do uso emergencial do segundo lote abrangerá um número ainda maior de doses.

“A primeira partida é de 4 milhões e 800 mil já em disponibilidade na medida em que for feita essa segunda autorização. Uma vez aprovado, daí a produção do Butantan será feita de acordo com essa autorização, isto é, não haverá a necessidade de todo o lote ser requisitado (o pedido emergencial), podendo chegar a uma produção adicional de 35 milhões de doses”, explicou.

Novas remessas de insumos para envase deverão chegar nas próximas semanas, aguardando apenas aval do Governo da China.

Das 8,7 milhões de doses previstas em contrato para entrega até 31 de janeiro, 6 milhões já foram encaminhadas. As demais devem seguir até o final deste mês. A programação prevê que até abril o Butantan entregue ao Ministério da Saúde 46 milhões de doses da vacina.

Das 1.357.940 doses da vacina destinadas ao Estado de São Paulo pelo Ministério da Saúde, o governador João Doria já se comprometeu a doar 50 mil ao governo do Amazonas, que enfrenta uma crise no sistema de saúde devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus e a falta de oxigênio para atendimento de pacientes.

Publicidade